Binho inaugura centro de formação profissional em Cruzeiro do Sul

Unidade amplia atendimento em cinco vezes, com investimentos de R$ 1,7 milhão, e é modelo no país, segundo Ministério da Ciência e Tecnologia

sav_7555.jpg

Binho Marques destacou o crescimento da educação profissional no Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

sav_7581.jpg

Nova unidade conta com laboratórios equipados (Foto: Sérgio Vale/Secom)

sav_7624.jpg

Noeme Batista reconhece aprendizado adquirido no Ceflora (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Binho Marques inaugurou nesta segunda-feira, 27, o Centro de Formação e Tecnologias do Juruá (Ceflora), unidade descentralizada do Instituto de Educação Profissional Dom Moacyr com sede em Cruzeiro do Sul. Com a reforma do espaço do antigo campus cedido a partir da parceria do Governo do Estado com a Universidade Federal do Acre (Ufac), a área física do Ceflora foi aumentada cinco vezes. A revitalização do campus e aquisição de mobiliário e equipamento custaram R$ 1,7 milhão. Em 2010, o Ceflora irá funcionar com 63 cursos de capacitação e formação continuada e cinco em habilitação técnica.

A unidade conta agora com vários laboratórios (produtos florestais, ciências aplicadas, processamento de alimentos), cinco salas de aula, biblioteca e auditório. Atuará com cursos de habilitação técnica, gestão, informática, produtos florestais, indústria com ênfase em alimentação e cooperativismo (com foco nas comunidades indígenas). Em sua concepção, o Ceflora faz a interface entre o conhecimento tradicional e o acadêmico – uma integração de saberes.

"Não foi fácil chegar até aqui", disse o governador, ao lembrar os primórdios da reconstrução do ensino técnico no Acre. "Quando o Jorge Viana assumiu o governo, nós tínhamos 40 alunos na educação profissionalizante. Este Ceflora é o resultado do trabalho que começou em 1999", resumiu. Atualmente, pessoas de outros Estados viajam ao Acre para conhecer a atuação do Instituto Dom Moacyr. "Nenhum Estado brasileiro investe na educação como o Acre. Queremos que nosso Estado seja diferente", afirmou Marques.

O funcionamento do Ceflora em 2005 começou num espaço de 350 metros quadrados, e o crescimento da demanda gerou a necessidade de ampliar a área física, que agora tem 1.800 metros quadrados e já atendeu mais de 5,8 mil jovens no Vale do Juruá (Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Marechal Thaumaturgo), Tarauacá e Feijó com cursos técnicos que os capacitam ao mercado de trabalho quer como empregados, prestadores de serviço ou donos do próprio negócio.

"O poder público tem a responsabilidade por garantir a educação para o trabalho também", disse Irailton Lima, referindo-se ao cumprimento da responsabilidade do Governo do Acre com a qualificação da população, especialmente os jovens. Para ele, o Ceflora contou com o que chama de "forças vivas da sociedade" e conseguiu produzir "algo extraordinário", cujos resultados são a melhor formação dos estudantes através de uma grande rede de parceiros, desde as bancadas de deputados e senadores que se interessam pelo desenvolvimento do Acre, passando pela Ufac até organismos de ação comunitária, como as pastorais da Igreja Católica.

Participaram da cerimônia o vice-governador César Messias, a senadora Marina Silva; o deputado Taumaturgo Lima; os secretários de Estado Aníbal Diniz, da Comunicação Social, e Maria Correia, da Educação; o presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima, gestores e estudantes. "Esta escola é fundamental para qualificação das pessoas", disse Marina,  Juntamente com o Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira, a Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha e a Escola da Floresta Roberval Cardoso, o Ceflora integra a rede de centros de educação profissional do Governo do Acre. "É com muito alegria que nós viemos a Cruzeiro do Sul entregar obras como esta", declarou Maria Correia, secretária de Educação e uma das responsáveis pelo projeto articulado inicialmente pelo deputado Henrique Afonso e que contou com o apoio da maioria dos parlamentares federais e estaduais do Acre.

sav_7621.jpg

Comunidades – Barcos equipados levarão ensino técnico às comunidades distantes do Acre. A primeira experiência, anunciou o governador Binho Marques, começa em breve  pelo rio Juruá mas pelo menos 100 comunidades serão atendidas no Estado.  Entre outros acessórios, as embarcações são equipadas com computador e sistema de acesso à internet.

ejH

Ministério escolhe Ceflora como modelo de sucesso 

O Ministério da Ciência e Tecnologia escolheu o Ceflora com uma das quatro melhores experiências em educação profissionalizante do País, que tem agora o status de Centro Vocacional Tecnológico (CVT).   Trata-se, de acordo com o Ministério,  de  unidades de ensino e de profissionalização, voltados para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, conhecimentos práticos na área de serviços técnicos, além da transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processo produtivo. Os CVTs estão direcionados para a capacitação tecnológica da população, como uma unidade de formação profissional básica, de experimentação científica, de investigação da realidade e prestação de serviços especializados, levando-se em conta a vocação da região onde se insere, promovendo a melhoria dos processos.

 

O QUE ELES DISSERAM

 

{xtypo_quote}Hoje é um dia de celebração porque o Ceflora tem dimensão maior que podemos imaginar.
Taumaturgo Lima, deputado estadual{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}Com o Ceflora está se trabalhando uma coisa muito importante, que é a formação dos nossos jovens.
César Messias, vice-governador do Acre{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}Foi muito valoroso o que aprendi aqui, não só para mim como para minha família.
Noeme Batista, aluna do Protejo, projeto desenvolvido em parceria com o Ceflora{/xtypo_quote}