Binho Marques anuncia reestruturação e ampliação do Parque e Distrito Industrial de Rio Branco

Durante reunião com a Federação das Indústrias o governador anunciou o investimento que vai possibilitar a instalação de mais 40 empresas no local

binho_na_fieac_foto_sergio_vale_5.jpg

Durante encontro com empresários, Binho Marques anuncia ampliação do Parque e Distrito Industrial de Rio Branco (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A visita do Governador Binho Marques a Federação das Indústrias (Fieac), na manhã desta quarta-feira, 05, foi também a oportunidade de anunciar a reestruturação do Parque e Distrito Industrial de Rio Branco e apresentar os resultados alcançados com o acompanhamento e benefícios da Comissão de Incentivo às Atividades Industriais criada pelo governo do Estado.

"Mesmo nesse momento de crise mundial, com diminuição dos repasses federais ao Estado e municípios, nossa economia está crescendo. Graças ao esforço desde 2007 quando buscamos apoio dos Bancos Interamericano, BNDES, Banco Mundial para que nós tivéssemos investimentos crescentes", disse Binho Marques. Durante a conversa com os empresários, o governador destacou ainda que a sequencia de crescimento precisa ser impulsionada pelo setor empresarial para que a economia seja sustentável.

O Governo do Estado anunciou a disponibilidade de recursos para a reestruturação e modernização do Parque e Distrito Industrial de Rio Branco com investimentos de R$ 4,1 milhões. De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, César Dotto, em razão da total ocupação do Parque Industrial, o espaço destinado às empresas será ampliado, com a aquisição de mais 50 hectares. Cerca de 40 indústrias de alimentos, como laticínios, castanha, polpa de frutas, beneficiamento do amendoim, derivados de banana e outros serão incorporadas.

Atualmente 82 empresas de Rio Branco e do interior são acompanhadas pela Comissão de Incentivos as Atividades Industriais (COPIAI), com benefícios tributários e de concessão de áreas industriais. Esses empreendimentos no período de 2007 a 2008 geraram quase 1900 empregos diretos.

O Governo do Estado, além de investir em infraestrutura e manutenção dos Distritos Industriais, trabalha em parceria com o setor empresarial com a renúncia fiscal, prevista em lei. Em contrapartida o setor produtivo correspondeu com investimentos de mais de R$ 100 milhões no período 2007 e 2008.
"Os impostos recolhidos se transformam em investimentos na área social, na construção de escolas e postos de saúde", destacou o governador.

Outra pauta debatida durante o encontro foi o resultado das pesquisas referentes aos indicadores industriais. João Francisco Salomão, presidente da Fieac, ressaltou que os indicadores de desempenho global da indústria de Rio Branco do mês de março apresentaram tendência de crescimento, a partir da estabilização dos índices das vendas industriais, emprego, custo com pessoal e capacidade instalada. "Estamos satisfeitos com os resultados. O nível de emprego está crescendo, os indicadores estão próximos de 9%. Além disso, a indústria de transformação que vinha registrando há quatro meses quedas, voltou a subir. A partir desse momento a tendência é de crescimento do setor produtivo do Estado".

Binho Marques recebe condecoração do Mérito Industrial pelos investimentos no setor

 

Tantos investimentos em prol de uma economia crescente e justa resultaram na escolha do governador Binho Marques para receber a condecoração do Mérito Industrial 2009, a maior comenda concedida pela Federação para homenagear instituições e personalidades. A solenidade de entrega da condecoração será realizada no dia 05 de junho, em Rio Branco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter