Binho Marques conhece modelo de descentralização da saúde praticado no Rio de Janeiro

A proposta do Governo é avaliar as experiências para somar conhecimentos que serão utilizados na implantação das policlínicas

A descentralização do atendimento de urgência e emergência é um dos aspectos do acordo firmado entre o Governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco para ampliar a rede de acesso aos serviços e reduzir o número de pacientes que procuram o Hospital de Urgência e Emergência da capital. Em processo de implantação, as policlínicas irão funcionar até a meia noite. Estas unidades estarão aptas a realizar os procedimentos de urgência e emergência e também os ambulatoriais.

O governador Binho Marques, acompanhado do senador Tião Viana, secretários de Saúde do Estado Osvaldo Leal, secretário de Saúde de Rio Branco Pascal Kalil, do médico Thor Dantas e também do secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Cortes, conheceu de perto uma das unidades de pronto atendimento 24 horas implantadas no Rio de Janeiro.

De acordo com o secretário Osvaldo Leal a visita aconteceu com a proposta de coletar informações e adquirir experiência no conceito de atendimento de urgência e emergência. “Estamos agregando mais conhecimento para consolidar as ações firmadas no pacto pela saúde firmado pelo governo do Estado e prefeitura”, destacou Leal.

O secretário enfatiza ainda que o formato adotado pelo Rio de Janeiro tem garantido resultados satisfatórios, como a ampliação do acesso aos serviços prestados, a qualidade e a rapidez do atendimento, e também a satisfação popular. Treze Unidades de Pronto Atendimento já foram implantadas no Rio. No Acre a proposta contida no Pacto pela Saúde inclui a implantação de três unidades.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter