Binho Marques inspeciona obras de duplicação da BR 364 e 3ª etapa da Avenida Ceará

"Nossa cidade está ficando cada vez mais bonita", diz governador anunciando continuidade das obras de humanização das vias de Rio Branco

obras_na_ceara.jpg

Duplicação contará com duas faixas de rolamento com ciclovia e estacionamento (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Binho Marques  inspecionou nesta quarta-feira, 8, as obras de duplicação da BR-364 desde o trevo do Parque Industrial até o bairro Santa Cecília e a terceira etapa de urbanização da Avenida Ceará. Na BR-364, Marques fez o reconhecimento do projeto e apresentou sugestões quanto à urbanização do trecho e da rotatória no acesso ao Santa Inês. A duplicação atende as necessidades dos vários bairros da região e do Parque Industrial e custa pouco mais de R$ 6,8 milhões. Os recursos são do Governo Federal, com contrapartida do Estado.  O fluxo de veículos de transporte de mercadorias é grande naquela área porque é a via de  acesso dos produtos do centro-sul do País ao Acre.  "A camada de asfalto nas duas laterais será de cinco centímetros e de oito centímetros no leito da BR", explicou o engenheiro responsável pelo trecho, Rogério Wagner.

O Governo do Estado  mantém sua meta de concluir  a obra até o final deste mês de outubro e de completar a sinalização e urbanização ainda na primeira quinzena de novembro. São  5.720 metros  sendo asfaltados.  Iniciada em setembro,  a duplicação contará com duas faixas de rolamento com ciclovia e estacionamento em ambas as margens. O Parque Industrial é onde se localizam as principais indústrias de Rio Branco.  "Estamos realizando uma obra que pensa nas pessoas. Na região do Santa Cecília ocorreram acidentes e esta duplicação melhora as condições de segurança para todos, além de ser feita com pavimentação adequada para a carga que Rio Branco recebe diariamente", disse o governador.

Na Ceará, Marques confirmou a preocupação do Governo com as famílias de moradores e comerciantes onde residências e lojas recebem intervenção para se ajustar ao novo leito da via. O governador conheceu os dois terrenos que serão transformado em área verde e espaços de convivência. Ambos são localizados nas proximidades do Cine João Paulo e somam 2.111 metros quadrados. Em uma das áreas, é  possível encontrar exemplares antigos de  mangueiras, palmeiras de açaí e ouricuri. A segunda área, ao lado da Sorveteria Pinguim, é cortada por um braço do Igarapé da Maternidade. Naquele ponto, esse canal  perderá a curvatura e será desviado para não aumentar o assoreamento na região.  O igarapé servia de escoadouro para a água lançada por  um lava-carros que funcionou no local durante vários anos. O canal será em parte drenado por bueiro. Ao redor, será construída uma praça com bancos e demais equipamentos de convivência. P ara o presidente do Deracre,  Marcos Alexadre, um trabalho de estruturação e embelezamento que eleva a qualidade de vida dos moradores de toda a cidade. 

santa_cecilia_br364_1.jpg

Duplicação atende as necessidades dos vários bairros da região e do Parque Industrial (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Com custo estimado em R$ 4,5 milhões, esta frente de obras tem situações mais complexas que as anteriores : há uma preocupação muito grande de parte do Governo na minimização dos transtornos próprios deste período e em assegurar um serviço de qualidade para a população. "Nossa cidade está ficando cada vez mais bonita. Estamos seguindo um planejamento em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, garantindo principalmente a segurança das pessoas e trazendo mais alegria para nossa cidade", disse o governador. Marques visitou a casa de dona Marcia Regina da Silva, moradora do número 2372 da Avenida Ceará. Ali, uma série de intervenções estão sendo realizadas para que a urbanização da via seja concretizada.  Todo o projeto da Nova Avenida Ceará, assim como demais vias urbanizadas pelo Governo do Estado, carrega a marca da acessibilidade, atendendo especialmente a pessoa  pessoa deficiente. Na casa de dona Márcia, por exemplo, o Deracre constrói uma rampa para seu  parente  portador de necessidade especial.  "Tem o transtorno mas está tudo bem", disse ela, elogiando a qualidade da obra.  A ela, Binho Marques destacou a relevância da Avenida Ceará. "Com a 4ª ponte sobre o rio Acre, a obra da Ceará ganha muita importância".

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest