Binho participa da inauguração da fábrica do fogão que cozinha e produz eletricidade

Empresa tem capacidade de produzir 500 fogões ao mês. Inicialmente recebeu investimentos de R$ 3 milhões e deve gerar 25 empregos

dsc_9714_fogobmg.jpg

Binho ressaltou as parcerias que fizeram o projeto sair da idéia e passar para a produção em escala (Foto: Sérgio Vale/Secom)

dsc_9741_fogaobmg.jpg

Criado pelo engenheiro Ronaldo Sato, o fogão é um projeto encampado pelo Governo do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Binho Marques participou nesta quinta-feira, 11, da inauguração da Energer Energias Renováveis Ltda., fábrica do Bio Micro Gerador (BMG) Lux, o fogão que ao mesmo tempo cozinha  e produz eletricidade. A implantação da empresa  no Parque Industrial de Rio Branco custou R$ 3 milhões, irá gerar inicialmente 25 postos de trabalho  e tem o apoio do Governo do Acre através da Lei de Incentivo à Indústria. Nessa primeira fase, a previsão é de que cerca de cinqüenta fogões sejam fabricados todos os meses para atender exclusivamente às comunidades isoladas do Acre. A planta tem capacidade para 500 unidades ao mês.

O fogão produz eletricidade suficiente para acender quatro lâmpadas e fazer funcionar aparelhos de TV ou de som. A fábrica estará instalada no Parque Industrial de Rio Branco, na BR-364 (sentido Porto Velho), e trabalhará no sistema modular. O BMG Lux é um fogão de fácil manejo, que pode ser operado por donas de casa e que trabalha com o vapor e não com caldeira, o que afasta o risco de acidentes. O fogão retém a fuligem, que se inalada por longo período provoca doenças pulmonares, as quais, segundo a Organização Mundial de Saúde, ocupam a oitava colocação em causas de morte no mundo.

Criado pelo engenheiro Ronaldo Sato, o fogão é um projeto encampado pelo Governo do Acre. Experiências foram feitas ao longo de mais de um ano com 27 moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes para avaliar o funcionamento e a adaptação das comunidades no uso rotineiro do equipamento. Tido como bem-sucedido, o projeto chega agora ao mercado.

"Esse projeto ressalta vários pontos, principalmente o compromisso do Governo do Acre com o desenvolvimento industrial", disse César Dotto, diretor-presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), que mantém o Centro de Referência de Energias Renováveis, laboratório onde o fogão também foi testado. A miniusina foi premiada pelo Finep como inovação tecnológica de cunho social, passou por avaliações no Instituto Nacional de Tecnologia e no Centro e Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), ligado ao Ministério das Minas e Energia, sendo amplamente aprovada para unidades de baixo consumo.

 

dsc_9550.jpg

Fogão produz eletricidade suficiente para acender quatro lâmpadas e fazer funcionar aparelhos de TV ou de som (Foto: Sérgio Vale/Secom)

 

O Governo do Acre atua para que o fogão seja incluído no Luz Para Todos como fonte de energia alternativa às comunidades remotas. O diretor de Planejamento da Eletronorte, Ademar Palocci, confirmou que mantém o apoio ao Centro de Referência de Energias Renováveis da Funtac e também quer ver o fogão no Luz Para Todos porque se trata de mais uma boa alternativa de promover inclusão energética de famílias que vivem longe dos centros urbanos.

O vice-presidente da Damp Eletric, subsidiária do Grupo BMG, investidor da Energer,  João Guimarães da Silva, afirmou que está bastante confiante no investimento que sua empresa faz no Acre. "O fogão nos tem trazido muita felicidade. Para mim, está aprovado", disse. "Trata-se de uma máquina de inclusão social e de resgate da cidadania."

Pioneiro incentivador de alternativas para produção de eletricidade, o ex-senador Sibá Machado também se mostrou entusiasmado com  a inauguração do empreendimento. "É mais uma idéia que o Acre apresenta para o mundo", disse.

Binho Marques ressaltou as parcerias que fizeram o projeto sair da idéia e passar para a produção em escala. "O Acre nunca pensou pequeno, mas não estamos fazendo nada sozinhos."

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter