Binho participa da Segunda Cúpula Global de governadores sobre clima e floresta, na Califórnia

Evento, liderado pelo governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, reúne líderes de vários continentes, como a África, Ásia, Austrália, Europa, América do Norte e América do Sul

governadores_california_03.jpg

Governadores da Amazônia e o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger durante a abertura da Reunião sobre Clima Global 2, que acontece na Califórnia (Foto: David Alves/Agência Pará)

Sob o tema "Um chamado à ação: rumo a Copenhagen", foi aberta na quarta-feira, 30, em Los Angeles, Califórnia, a segunda cúpula global de governadores sobre clima e floresta, (GGCS2, na sigla em inglês). O evento, liderado pelo governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, reúne líderes de vários continentes, como a África, Ásia, Austrália, Europa, América do Norte e América do Sul. O Brasil é representando pelos governadores da Amazônia: governadores Binho Marques (Acre), Ana Júlia (Pará), Valdez Goes (Amapá), Eduardo Braga (Amazonas) e Blairo Maggi (Mato Grosso), além do governador de Minas Gerais, Aécio Neves.

Em 2008, no primeiro encontro, nove estados do Brasil, Indonésia e Estados Unidos, representando mais de 50% das florestas tropicais do mundo, assinaram um acordo de cooperação para promover ações voltadas para a redução do desmatamento e que contribuam para a redução das mudanças climáticas globais.

Desde então, encontros foram realizados no Brasil, um deles, em Belém, em julho passado ocasião em que foi elaborado um plano de ações conjuntas com recomendações de como ligar as várias atividades entre os participantes. Sob esta ótica, os temas discutidos se relacionaram ao mecanismo denominado REDD, Redução do Desmatamento e Degradação Evitados.

governadores_california_02.jpg

Após a abertura do GGCS2, os governadores se reuniram para discutir a dinâmica que irão adotar no painel que participarão nesta sexta-feira (Foto: David Alves/Agência Pará)

Governadores – Após a abertura do GGCS2, os governadores se reuniram para discutir a dinâmica que irão adotar no painel que participarão nesta sexta-feira, 2. O tema será florestas e cada um terá um tempo de 10 minutos para fazer sua explanação e ao final participarão de um debate, quando poderão discorrer sobre seus programas e projetos. As inscrições para este painel se encerraram antes mesmo da abertura do evento.

À noite os governadores se reúnem de forma reservada com o governador Schwarzenegger, ocasião em que irão assinar um protocolo de entendimento conjunto. Depois da Califórnia, os governadores voltam a se reunir dia 14 de outubro em Manaus, ocasião em que a Força Tarefa vai apresentar a eles os resultados dos trabalhos e acordos firmados e dia 16 se reúnem em Macapá para mais uma edição do Fórum de Governadores da Amazônia.

Com um território de 88% de cobertura florestal, o Estado do Acre começa a chamar a atenção do mundo pelos bons resultados obtidos a partir da implementação de políticas sustentáveis, com queda constante do desmatamento e do uso indiscriminado do fogo como técnica de produção e, consequentemente, a redução na emissão de CO².

Com as políticas adotadas pelo Governo do Acre, o índice de desmatamento caiu pela metade nesses últimos três anos. Dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam uma redução de 83% do desmatamento no Estado, passando de 107.800 hectares em 2003, para 18.300 hectares em 2007. O uso do fogo também diminuiu. O número de focos de calor caiu mais de 75% entre 2004 a 2008, passando de 8.715 em 2004, atingindo o ápice de 22.506 em 2005 (quando houve um grande período de seca no Acre), e chegando em 2008 com 1933 focos registrados pelo Inpe. Neste ano de 2009, foram identificados até o último dia 13 de setembro, 413 focos de calor, enquanto que no mesmo período do ano passado o número chegava a 987.  

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter