Binho recebe empresários que comercializam calçado ecológico na França

Tênis usa FDL de borracha natural do Acre. Trabalho em parceria tem melhorado a renda dos extrativistas de Assis Brasil

binho_recebe_franois_morillion_e_bia_saldanha.jpg

Governador Binho Marques recebe empresários que apoiam produção extrativista sustentável (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Binho Marques reuniu-se nesta quinta-feira, 16, com os empresários François Morillion e Bia Saldanha, respectivamente fundadores da Veja Ecológica – da França, e TreeTap Couro Vegetal da Amazônia S/A, baseada no Rio de Janeiro. Marques recebeu um par de tênis como amostra dos produtos da Veja, que utiliza borracha natural do Acre em sua linha de calçados. "Viemos agradecer ao governador pela importante parceria com o projeto Veja", disse Morillion. Bia e Morillon atuam no mercado de fair trade (comércio justo). "Nossa contribuição não é só econômica mas cultural", completou o empresário.

Na semana passada, François Morillon renovou o contrato com a Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista de Assis Brasil (Amaproeb) ampliando a base de compra e de remuneração pelo sistema de bonificação: quanto mais o seringueiro produzir  maior o valor pago pelo quilo da folha líquida defumada, o FDL, matéria-prima dos calçados da Veja. "Esse trabalho mostra como é possível fazer negócios de base florestal", disse Nilton Cosson, secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar.

Na fabricação  de FDL o látex é colhido de forma tradicional. Cada litro de leite é coagulado com dois litros de água e uma medida de ácido pirolenhoso, proveniente da queima da madeira. O látex coagulado descansa em bandejas de plástico por 24 horas e quando atinge o ponto ideal para ser passado pela calandra, um instrumento que ajuda a deixar as folhas de látex na espessura desejada. Depois, faz-se a secagem das folhas.

A Veja começou a produzir 5.000 itens ao ano, e hoje comercializa 150 mil/ano. No solado do tênis está impresso o peso da borracha utilizada para fabricá-lo. De acordo com Bia Saldanha pelo menos 12 novos pólos de produção de FDL devem ser implantados em Feijó, Tarauacá, Senador Guiomard e Bujari.


Leia também:

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter