Binho recebe helicóptero para reforçar sistemas de segurança pública, saúde e defesa social do Acre

Com o nome do Comandante João Donato e as cores da bandeira acreana o helicóptero Esquilo AS 350 estará no Acre no dia 5 de setembro

O governador Binho Marques recebeu nesta quarta-feira, 26, na capital Federal, o helicóptero  Esquilo AS 350 que atuará nos sistemas  de segurança pública, saúde e defesa social do Acre a partir do dia 5 de setembro. A aeronave foi repassada ao governador durante Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública (Interseg 2009), em Brasília, e recebeu o prefixo BR-CJD. As três últimas letras são as iniciais de Comandante João Donato, pai do músico João Donato, o primeiro a receber carteira de piloto para voar no Acre. Está pintado com as cores da Bandeira do Estado. "Por ser o de número 500 da Helibras é uma feliz coincidência. Está carregado de simbolismo da emancipação social do Acre", disse o governador.

helicoptero_02.jpg

Governador Binho Marques, autoridades acreanas e representantes da empresa participaram da cerimônia de entrega do helicóptero para o Acre (Foto cedida)

Participaram da cerimônia de entrega do helicóptero, a secretária de segurança pública, Márcia Regina; o senador acreano Tião Viana; o deputado estadual Walter Prado; o presidente do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Acre, ex-governador Jorge Viana; o presidente da Helibrás, Eduardo Marçon Ferreira e o vice-presidente da empresa, Eduardo Mauade.

O CJD vem integrar o conjunto de investimentos realizados pelo Governo do Acre em todas as áreas do desenvolvimento humano. É o primeiro destinado à região Norte pelo Governo Federal. A aeronave modelo Esquilo AS 350 B2, que estará em exposição na feira, é o primeiro helicóptero do Governo  Acre e foi adquirida através de um convênio entre o Estado e a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça através do  Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Com capacidade para transportar cinco ou seis passageiros, além do piloto,  apresenta  desempenho adequado  em altitudes elevadas e temperaturas altas. O helicóptero custou  R$ 7,9 milhões e é o 500º fabricado pela Helibras, empresa que participou de uma concorrência nacional e propôs o melhor preço final para o equipamento. "Foi o menor preço e a gente comprou um bom produto. É interessante para o Estado também porque tem o melhor sistema de manutenção. A empresa fabricante é líder no mercado", explicou o governador.

O helicóptero vai atender às necessidades de segurança na fronteira do Acre com o Peru e a Bolívia com vistas ao advento da Estrada do Pacífico, que une o Brasil aos portos do Pacífico. Também atuará no interior do Estado, bem como às emergências em saúde  e defesa civil, prestando apoio a moradores de localidades isoladas e em ações desencadeadas pela Vigilância Sanitária, ocorrências de trânsito e transporte de pessoas que precisam de  cuidados em saúde. 

Os investimentos em segurança pública não param na aquisição da aeronave. "Ela vem reforçar todo o esforço que vem sendo feito pelo governador Binho Marques e toda sua preocupação em fazer o melhor para a população do Acre", disse a secretária de Segurança, Márcia Regina.  Para o próximo mês, informou Márcia, está prevista a assinatura do contrato de R$ 16 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), recursos que serão investidos em segurança. 

"Vai diminuir o isolamento das comunidades", diz Binho sobre atuação nas ZAPs

helicoptero.jpg

Helicóptero tem toda estrutura para garantir o serviço de atendimento no Acre (Foto cedida)

O Helicóptero BR-CJD será  operado  sob o conceito da promoção humana. Se constitui, nesse contexto, de um instrumento de fundamental importância para as Zonas de Atendimento Prioritário (ZAPs) localizadas nas regiões mais distantes do Acre. No âmbito das ZAPs existem  100 comunidades-pólos, que servem de referência para outras comunidades menores, que podem ser atendidas pelo Helicóptero Comandante João Donato.  "Vai diminuir o isolamento delas", disse Marques.

A aeronave é  considerada ‘multimissão’ por se adequar aos mais diversos tipos de serviço. Está equipada com o que há de mais moderno em termos de sistemas de navegação, integrando mapas eletrônicos, computador de bordo, rádio multifrequencia.  Para o presidente da Helibras Eduardo Marson Ferreira, a entrega do 500º helicóptero é um marco para a história da empresa. "Há trinta e um anos produzimos no Brasil aeronaves com a mesma tecnologia da Europa. Isso mostra que somos referência no mundo, ao oferecer equipamentos inovadores e na prestação diferenciada de serviços associados". 

Com Pronasci, apoio ao Pelotão de Fronteira

Entre as missões do AS 350 B2 está o apoio ao Pelotão de Fronteira, que será criado no próximo mês de setembro com a participação das polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros. O pelotão atuará em questões de inteligência  policial de fronteira, enfrentamento aos crimes ambientais e repressão a atividades típicas dessas regiões, como o tráfico de drogas e o contrabando.  A ação do helicóptero possibilita acesso mais rápido e presença ostensiva na ocorrência do ilícito.

O Acre, lembrou o governador Binho Marques, não estava incluído no Pronasci mas o ministro Tarso Genro sensibilizou-se com a complexidade do Estado pela ótica da segurança pública e atuou para que fosse incluído que vem ampliando os mecanismos de defesa social em todo o País. "O helicóptero não é importante pelo que pode significar em si mas, porque faz parte de uma programa fundamental, que é o Pronasci", destacou Marques.  

Convênio com Força Nacional de Segurança prepara operadores

O Esquilo AS 350 é  o modelo mais utilizado pelas polícias do País, pois pode executar as mais diversas missões, tanto civis como policiais e militares. Monoturbina,  helicóptero possui uma cabine espaçosa e apresenta diversos equipamentos opcionais. No Brasil, já foram entregues cerca de 360 helicópteros Esquilo. No total, mais de 1 milhão de horas já foram voadas no País. No Acre, sua operação se dará através de convênio entre a Secretaria de Segurança Pública com a Força Nacional de Segurança, que manterá, por dois anos, dois oficiais ministrando treinamento até que os co-pilotos adquiram 500 horas de vôo exclusivamente nessa aeronave. Após cumprir esse período, serão elevados à condição de pilotos oficiais. 

{xtypo_rounded2}
FICHA TÉCNICA AS 350 B2

Peso máximo de decolagem: 2.250 kg
Peso máximo de decolagem com carga externa: 2.500 kg
Capacidade: 1 piloto mais 5 ou 6 passageiros
Motor: 1 turbina Turbomeca Arriel 1D1
Potência máxima na decolagem: 732 shp
Velocidade de cruzeiro rápido: 246 km/h
Alcance máximo: 666 km
Comprimento com rotor girando: 12,94 m
Comprimento da fuselagem: 10,93 m
Altura: 3,24 m
Diâmetro do rotor principal: 10,69 m {/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter