Binho repassa R$1,3 milhão para organizações da sociedade civil

Recursos são para veículos, equipamentos e infraestutura das entidades que compõem a rede de defesa social do Acre

convenios_com_entidades_foto_sergio_vale_11.jpg

Governador Binho Marques em entrega simbólica do automóvel (Foto: Sérgio Vale/Secom)

convenios_com_entidades_foto_sergio_vale_15.jpg

Secretária de Desenvolvimento para Segurança Social, Laura Okamura, em entrega simbólica dos kits de informática (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Binho Marques repassou neste sábado, 10, R$ 1,3 milhão em convênios com 24 organizações da sociedade civil que atuam na defesa dos direitos humanos e amparo de pessoas em condições de vulnerabilidade pessoal e risco social no Estado do Acre. Os recursos são destinados à aquisição de veículos, equipamentos de informática e reforma e ampliação da estrutura física das sedes das organizações. A cerimônia foi realizada no Teatro Plácido de Castro e contou com as presenças do senador Tião Viana; dos deputados federais Fernando Melo, Nilson Mourão e Henrique Afonso; deputados estaduais Donald Fernandes e Ney Amorim; secretários de Estado, lideranças comunitárias e religiosas, como o pastor Luiz Gonzaga; presidente da Convenção Estadual das Assembleias de Deus e do bispo D. Joaquín Pertiñez, da Diocese de Rio Branco.

Os convênios propõem a consolidação da rede de proteção socioassistencial que busca ampliar o atendimento às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade nos municípios de Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul neste primeiro lote. A estimativa é que a ação beneficie uma população em torno de 103 mil pessoas. "O protagonismo é de vocês, que estão transformando a vida difícil de famílias. É um trabalho silencioso, invisível, mas de fundamental importância", agradeceu o governador. O resultado desse trabalho, disse Marques, pode ser comparado à florificação no deserto devido às dificuldades que se interpõe e que, por isso mesmo, é um desafio crescente para o poder público.

{flv}M_0_0_03514728{/flv}

As entidades foram selecionadas após um minucioso trabalho de avaliação do público-alvo atendido e o foco das atividades em três pontos prioritários: atendimento a jovens e adultos dependentes de substâncias psicoativas; a crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência intra-domiciliar e abuso sexual e idosos que perderam vínculos familiares e que vivem em situação de abandono.

Já estão cadastradas 180 entidades em todo o Estado. A meta é envolver todas as entidades dos 22 municípios que prestam serviços às famílias em condição de vulnerabilidade social e risco. Organizações como a Jocum, Desafio Jovem Peniel e Super Liga de Kung Fu realizaram apresentações durante a cerimônia. O adolescente Thiago, deficiente visual, cantou e tocou violão.

As fontes de financiamento dos convênios são do Programa de Desenvolvimento e Inclusão Social do Acre (Pró-Acre), que recebe recursos do Banco Mundial; o Orçamento Geral do Estado e o Orçamento Geral da União, através de emendas da bancada federal do Acre; e cinco dos automoveis foram entregues através de emenda parlamentar do deputado federal Henrique Afonso.

convenios_com_entidades_foto_sergio_vale_8.jpg

Representantes das 24 instituições estiveram presentes, e receberam o apoio financeiro das mãos do governador Binho Marques e de várias autoridades acreanas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Alvo são famílias em situação de risco e dependentes químicos

convenios_com_entidades_foto_sergio_vale_33.jpg

Funcionários e usuários dos serviços das instituições beneficiadas compareceram no Teatrão para prestigiar a solenidade (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O programa de fortalecimentos das organizações civis contempla várias etapas. Nesta primeira fase, o grupo de instituições que participa dos convênios é voltado para o atendimento à crianças, adolescentes, mulheres, idosos com deficiência em condição de vulnerabilidade e risco; crianças, adolescentes e mulheres vítimas da violência física, sexual, negligência e abandono; crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade e risco devido à ruptura dos vínculos familiares ou fragilização em decorrência de saúde mental ou física; além de adolescentes e jovens que apresentam dependência com substâncias piscoativas.

O governador Binho Marques lembrou que o Acre vive um novo momento, em que há grande desenvolvimento, novos meios de acesso, investimentos públicos e privados que se espalham e aceleram a economia. Muitas pessoas acabam se fragilizando e se tornam alvo das drogas e da marginalidade, situação que o Governo do Estado enfrenta por vários instrumentos e políticas, mas também através do fortalecimento das organizações da sociedade.

A secretária de Desenvolvimento para Segurança Social, Laura Okamura, vem ressaltando a importância do trabalho desenvolvido por essas organizações para a construção de uma rede social especialmente por estarem próximas das comunidades. "O mais importante é que se consolide uma rede de defesa social", afirmou Laura Okamura. Portanto, além dos convênios, o Governo do Estado inicia a partir do próximo ano  processo de capacitação em Gestão Administrativa, Contábil e Jurídica de organizações não governamentais e gestores públicos com a meta de qualificação da oferta de serviços socioassistenciais de proteção social básica e especial.

"Este é um momento de aprendizagem dos melhores valores da vida", diz Tião Viana

convenios_com_entidades_foto_sergio_vale_31.jpg

O senador Tião Viana destacou o esforço do governador Binho Marques em fortalecer a sociedade através de um ato de cidadania, amor ao próximo e democracia. "Este é um momento de aprendizagem dos melhores valores da vida e não vai sair dos bons pensamentos", disse o senador.

"Aqui se vê o governo como ele deve ser. Trata-se da transferência de poder para a sociedade", completou.

O QUE ELES DISSERAM

sav_9546.jpg

{xtypo_quote}O governador Binho Marques vem dando apoio às entidades que ajudam o Acre a se mover e a ser solidário.
Fernando Melo, deputado federal{/xtypo_quote}

convenios_com_entidades_foto_sergio_vale_7.jpg {xtypo_quote}O trabalho de uma casa terapêutica é sem dúvida um grande desafio. São 24 horas cuidando, amando, acolhendo o dependente químico.
Pastor Wellington, coordenador estadual do Desafio Jovem Peniel{/xtypo_quote}
convenios_com_entidades_foto_sergio_vale_23.jpg

{xtypo_quote}Este mundo está cheio de hostilidades e parece que está ficando cada vez mais difícil. A gente está procurando o valor do amor, da solidariedade e de se preocupar com os desvalidos, os famintos. Este é um verdadeiro gesto cristão.
Henrique Afonso, deputado federal{/xtypo_quote}

 

 {xtypo_rounded2}ENTIDADES BENEFICIADAS COM VEÍCULOS, INFRAESTRUTURA E EQUIPAMENTOS:

CDDHEP – Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular
Lar Vicentino de Rio Branco e Cruzeiro do Sul
Projeto Vida Nova
Desafio Jovem Peniel
Apadeq Feminina
Central de Articulação das Entidades da Saúde
Pastoral Carcerária de Rio Branco e Cruzeiro do Sul
Super Liga de Kung Fú
Casa Terapêutica Caminho de Luz
Centro de Recuperação Ebenézer
Casa de Apoio ao Seringueiro
Associação de Moradores do Bairro Santa Inês
Centro Educativo Adilis Nogueira Maciel
Obra Missão Família "Irmã Demétria"
Jovens com Uma Missão – Lar Ester e Casa Resgate
Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Projeto Arco Iris – Diocese de Rio Branco
Reaja
Rede Acreana
Morhan de Rio Branco e Cruzeiro do Sul
Diocese de Cruzeiro do Sul{/xtypo_rounded2}

Galeria de Imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter