Bujari recebe oficina de conhecimento alimentar em alusão ao Dia Nacional da Saúde e Nutrição

A oficina tratou ainda, da relação entre alimentação e o câncer (Foto: cedida)

Em alusão ao Dia Nacional da Saúde e Nutrição, comemorado em 31 de março, o governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), promoveu na manhã desta quarta-feira, 4, no município de Bujari, distante 28 km da capital, oficina de conhecimento alimentar, destinada a 25 profissionais que atuam na área da atenção primária.

A oficina foi baseada dentro do que estabelece o Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB). A atividade foi desenvolvida na Unidade de Saúde da Família Maria Iza Viana Castro com objetivo de enriquecer o conhecimento dos profissionais, especialmente agentes comunitários de saúde alertando para a importância de hábitos alimentares saudáveis recomendados para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Queremos capacitar os agentes comunitários de saúde para que eles tenham um olhar mais atento, e que dessa forma, possam conseguir passar às famílias o conhecimento necessário para que elas mantenham uma alimentação saudável”, disse Deltirene Cardoso, gerente da gerente da Divisão de Alimentação e Nutrição da Sesacre.

O guia vem sendo trabalhado pela divisão de alimentação desde 2015 e traz conceitos e orientações para uma alimentação saudável funcionando como uma ferramenta de conscientização sobre a íntima relação entre hábitos alimentares e saúde.

A oficina tratou ainda, da relação entre alimentação e o câncer. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a alimentação e a nutrição inadequada são classificadas como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida.

A alimentação e nutrição inadequada são responsáveis por até 20% dos casos de câncer dos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes pela doença.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter