Cadastro de embalagens PET é obrigatório

Distribuidores, varejistas e indústria têm até 30 de setembro para preencher cadastro na página eletrônica do Imac O Governo do Estado, através do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), está desenvolvendo um programa para destinação correta das embalagens feitas de PET no Acre. Para conhecer melhor a dimensão do consumo dessas embalagens o Imac convoca os comerciantes e as indústrias de refrigerantes para fazer um cadastro identificando as garrafas PET comercializadas no Estado.

Os supermercados, mercados, distribuidores e indústrias de refrigerantes têm que preencher um cadastro simples e rápido. A falta do cadastro impede a empresa de renovar ou retirar o licenciamento da atividade do comércio no Imac. O cadastro está disponível na internet, no endereço (www.ac.gov.br/seiam).

As embalagens PET são feitas de um polímero (Politereftalato de Etila), um plástico que foi desenvolvido pelos químicos britânicos Whinfield e Dickson em 1941. Este polímero tem um papel fundamental na indústria e no consumo de toda população do planeta, causando um grande dano ambiental. O PET demora mais de 100 anos para ser degradado pela natureza, e como está presente na embalagem de inúmeros produtos são descartadas bilhões de toneladas do plástico em igarapés, rios, lixões e aterros sanitários todo ano. A solução para esse problema é a destinação correta do material e a reciclagem.

A iniciativa do Governo pode ser o embrião de projetos de reciclagem das embalagens PET no Acre. O que reduz o impacto ambiental do consumo humano e pode gerar riqueza e renda.
 

Artesãos transformam garrafas PET

Existem várias maneiras utilizadas por artesãos que transformam garrafas de refrigerante em arte, utensílios e até em móveis. Iniciativas assim já se fortalecem e se apresentam como alternativa econômica em outros estados do Brasil. Aqui no Acre encontramos pessoas que aproveitam as garrafas PET para fazer pufs, sofás, vassouras e até camas.

Além de ser uma saída econômica para muitas pessoas. A reutilização do material evita que uma grande quantidade do plástico, que não é biodegradável, vá diretamente para a terra.

Conheça alguns dos benefícios da reciclagem:

Redução do volume de lixo nos aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos. O PET acaba prejudicando a decomposição, pois impermeabiliza certas camadas de lixo, não deixando circularem gases e líquidos.

Economia de petróleo, pois o plástico é um derivado.

Economia de energia na produção de novo plástico.

Geração de renda e empregos.

Redução dos preços para produtos que têm como base materiais reciclados.