Cadastro Único e Bolsa Família são temas de qualificação em Assis Brasil

Visando potencializar e efetivar o Programa Bolsa Família nos municípios, o governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistencial Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), realiza nesta semana a Capacitação de Gestão do Cadastro Único e Programa Bolsa Família em Assis Brasil.

Técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Controle Social (conselho), equipe do Programa Bolsa família na Saúde, incluindo agentes de saúde, Educação e os demais envolvidos na gestão do programa são o público-alvo dessa capacitação.

A secretária de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres, Claire Cameli, disse que o governo do Estado não medirá esforços para garantir o aperfeiçoamento dos técnicos nos municípios.

“Com esta capacitação os técnicos poderão prestar um atendimento de excelência á população e dessa maneira o Estado consolidará as políticas de Assistência Social”, explicou Claire Cameli.

As aulas são organizadas de acordo com os temas do Cadastro Único e Programa Bolsa Família. Ao término da capacitação haverá a avaliação de aprendizagem com um teste final e individual. Será considerado habilitado o aluno que obtiver pelo menos 60% de acertos. O aluno que obtiver índice inferior a 60% deverá realizar o curso novamente.

Para a chefe da divisão do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, Ariane Gadelha, a função dos programas é de ampliar a cidadania, promover a inclusão social e superar a miséria.

“É de extrema importância às orientações e o aperfeiçoamento da gestão do Cadastro Único e o Programa Bolsa Família. Isso envolve a uniformização de conceitos e padronização de processos em todo território nacional, os técnicos poderão ampliar a cidadania, com o papel de incluir a população e assim acabar com a miséria”, ressaltou Ariane Gadelha.

Silvania Vasconcelos, instrutora do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, falou que a finalidade de capacitar os gestores e técnicos nos municípios, quanto ao desenho, ao funcionamento e aos aspectos básicos da gestão do Programa, contribuem com a prática cotidiana desses profissionais, que somam esforços para implementar e aperfeiçoar permanentemente o Bolsa Família.

“Os programas atuando de forma conjunta têm apresentado impactos visíveis na vida econômica e social do país. Houve uma melhora significativa de diversos indicadores. É nesta perspectiva que se insere a Capacitação de Gestão do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família”, destacou a instrutora.

A capacitação está sendo ofertada para 25 técnicos de Assis Brasil e irá atingir 1.434 famílias beneficiárias do programa no município. Chegando assim a mais de 6.136 pessoas beneficiadas indiretamente pelas capacitações.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter