rodada de negócios

Calçados de borracha acreanos encantam lojistas de todo o Brasil

Como parte da programação da II Rodada de Negócios Artesanais – Acre Made In Amazônia, realizada na última quinta feira, 14, em Rio Branco, lojistas participantes do evento fizeram na última sexta feira, 15, uma visita ao mundialmente conhecido Doutor da Borracha, na zona rural de Epitaciolândia.

Entusiasmados com o artesanato acreano, os visitantes percorreram 243 km de estrada e outros 15 de ramal, para chegar à casa onde são produzidos os calçados de borracha. A distância não desanimou os lojistas, que consideraram a viajam uma experiência surpreendente.

“Já conhecia o produto e não imaginava que é produzido a partir do leite extraído de uma árvore. A gente vê o produto final e não tem noção do toda sua história. Pra mim foi uma experiência surpreendente, conheci a estrada de seringa e tive um contato ímpar com o meio ambiente da Amazônia”, disse a lojista de Belo Horizonte-MG, Fernanda Trombino.

Lojistas acompanharam o processo de produção de calçados a partir da extração do látex (Foto: Alexandre Noronha)

Durante a visita, os lojistas puderam acompanhar todo o processo de produção, desde a extração do látex, coagulação, secagem, transformação em borracha, coloração, produção dos calçados e forma de armazenagem para levar o produto final aos locais de comercialização, tudo sob a orientação de José Rodrigues de Araújo, conhecido como Doutor da Borracha.

“Eles acompanharam a realidade de tudo como é feito, que não é tão fácil, nem pra produzir, nem pra escoar a produção, conheceram toda demanda nossa, e agora acredito que nosso produto vai valorizar mais ainda”, disse Doutor da Borracha.

Fortalecimento do setor

A Rodada de Negócios é promovida pelo governo do estado, por meio o da Coordenadoria do Artesanato Acreano, ligada à Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).

O artesanato acreano tem vivido bons momentos dentro e fora do estado, graças às políticas públicas que se consolidaram e às parcerias que se fortaleceram para fomentar o setor. De acordo com o Coordenador do artesanato Acreano, Wanderson Lopes, a presença de empresários nos núcleos produtivos do estado favorece o modelo de produção e a economia local.

“Queremos fortalecer cada vez mais a cadeia produtiva para atender a demanda de mercado. Atualmente o artesanato acreano é referência nacional em qualidade e design, e gerar essa oportunidade que é uma via de mão dupla entre artesão e lojista, contribui tanto para o aprimoramento da produção a partir das exigências de mercado, quanto para valorizar todo o trabalho manual”, disse Wanderson.

Produção de calçados feitos pelo Doutor da Borracha (Foto:Alexandre Noronha)

Para o analista do Sebrae no Acre, Marcos Maciente, a presença dos lojistas simboliza a valorização do trabalho do artesão e contribui para promover a cadeia produtiva.

“O Sebrae apoia ideias inovadoras e encantadoras. O artesanato encanta duas vezes, primeiro com a peça pronta a ser comercializada e no segundo momento com toda a história de produção. A história junto com o produto certamente agrega valor a esse produto. A visita técnica muito contribui para o fomento da economia nessa cadeia produtiva”, ressaltou o analista.

“A gente observa que o produto que nós, nos grandes centros do Brasil, adquirimos é feito realmente com suor e dedicação. O artesanato é a arte popular brasileira que deve ser muito valorizada. Essa foi minha primeira experiência com a floresta amazônica e tô muito feliz em acompanhar todo o processo que o Doutor da Borracha segue para nos entregar o produto final”, pontuou o lojista de São Paulo-SP, André Rocha Ferrari.

No próximo dia 4 acontece em Olinda – Pernambuco, a 19ª edição da Feira Nacional de Artesanato (Fenearte). O evento reúne representantes de todo o Brasil e de outros países. Na oportunidade artesãos acreanos participarão desta que é considerada a maior feira de artesanato da América Latina.