Campanha ‘Agosto Dourado’ é realizada em Rio Branco

Você sabia que este mês é considerado o agosto dourado? Isso porque em todo o Brasil é realizada campanha com o objetivo de intensificar e valorizar ações de apoio à amamentação. A cor dourada foi escolhida para simbolizar o padrão ouro para a alimentação infantil.

Na capital acreana, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) juntamente com a Prefeitura de Rio Branco, Hospital Santa Juliana e Universidade Federal do Acre (Ufac) realizam extensa programação durante todo o mês.

Nesta sexta-feira, 9, a abertura do ‘Agosto Dourado’ ocorreu na Maternidade Bárbara Heliodora. Na ocasião, as mães receberam orientações sobre a importância da amamentação. O evento teve direito a muita cantoria.

Mães e pais participam de programação do ‘Agosto Dourado’ na Maternidade Bárbara Heliodora Foto: Hélio de Souza.

A programação se estende até o final do mês. Dia 17, sábado, será realizada uma cicleata em prol da amamentação, em parceria com o Grupo Pedal. A saída será na Praça do Juventus, às 8h. Dia 21 tem rodada de palestras no Hospital Santa Juliana. O encerramento será dia 30 de agosto, no Horto Florestal.

Este ano, a campanha “Agosto Dourado” tem como tema ‘Empoderar Mães e Pais, favorecer a amamentação’.

O coordenador do banco de leite da Maternidade Bárbara Heliodora, Hélio de Souza, destaca a importância da campanha de aleitamento materno nos primeiros meses de vida do bebê.

“O leite materno é o melhor alimento para toda criança. É gratuito, prático, saudável, favorece a saúde e oferece imunidade. Desde o início da gestação devemos conversar com mães e pais para esclarecer a amamentação. Os profissionais da Saúde tem a responsabilidade de orientar para que realmente a amamentação se estabeleça, pois sabemos que é uma política pública que melhor reduz o índice de mortalidade infantil em todo o mundo”.

O mês agosto dourado é ainda oportunidade para incentivar a doação de leite humano. Para o coordenador Hélio de Souza “quem doa leite materno ajuda a salvar vidas, doa proteção, amor e carinho”.

Como doar leite materno?

Lactantes com grande produção de leite que tem o desejo de ajudar outras mães que não conseguem amamentar podem ir até a Maternidade Bárbara Heliodora para fazer a doação. Lá, uma equipe irá orientá-la sobre o procedimento.

Caso não tenha como sair de casa, a mãe pode ligar para o telefone (68) 3224-1060 e um grupo de profissionais do banco de leite irá até a residência para fornecer o kit, realizar cadastro, fazer exames na lactante (caso seja necessário) e orientar.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter