Campanha Setembro Verde é encerrada nesta segunda-feira

As atividades do Setembro Verde, em alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado em 27 de setembro, foram encerradas nesta segunda-feira, 30, com o 1º Fórum “Doação de Órgãos e Tecidos do Pronto-Socorro”. Realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Central Estadual de Transplantes e Organização de Procura de Órgãos (OPO), cerca de 70 profissionais de saúde do PS participaram do evento. 

Segundo a psicóloga e coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Regiane Ferrari, o fórum, realizado na unidade de saúde com maior índice de captadores de doação de órgãos e tecidos, teve o propósito de “capacitar e sensibilizar os profissionais para que eles sejam multiplicadores das atividades desenvolvidas para a doação, dentre elas o acolhimento à família e cuidados com o potencial doador. Serviço que existe no Estado desde 2006”, ressalta. 

Fórum encerrou semana de comemorações em alusão à doação de órgãos e tecidos. Foto: Júnior Aguiar/ Sesacre.

O Fórum contou com seis palestras que abordaram diversos aspectos sobre a data, como situação dos transplantes no Brasil e no Acre, aspectos legais da doação e transplantes, identificação, validação e manutenção do potencial doador, determinação da morte encefálica, transplante hepático e renal no Acre e doação de tecido ocular. 

As palestras tiveram como mediadores a coordenadora e o responsável técnico da Central Estadual de Transplantes, psicóloga Regiane Ferrari e médico Marcelo Grando, respectivamente; Valéria Aguiar, enfermeira da Coordenação de Transplante Hepático e Pâncreas/Rim do Hospital das Clínicas; Regiane Araújo, assistente social da equipe de Transplante Renal; e Natália Mantilla, doutora pela Universidade Federal de São Paulo – Residência e especialista em córnea pelo Hospital Oftalmológico de Sorocaba. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest