Campanhas de vacinação devem atingir mais de 300 mil no Acre

Imunização contra rubéola e poliomielite começa oficialmente neste sábado, 9, em todos os municípios do Estado

 

campanhapolio1.jpg

Secretário Estadual de Saúde, Oswaldo Leal, entre autoridades e técnicos do setor lançam a campanha contra poliomielite e rubéola. (Foto Rafael Bonamin)

Foi dada a largada para uma das maiores campanhas de imunização contra doenças preveníveis no Brasil. No Acre, as campanhas nacionais para a vacinação contra a poliomielite e dupla viral, rubéola e sarampo, foram lançadas na manhã desta sexta-feira, 8, no Centro de Saúde Dr. Ary Rodrigues no bairro Seis de Agosto pelas autoridades de saúde do Estado e do município, mas o dia D acontece neste sábado com atendimento nas unidades de saúde e postos credenciados entre 8 e 17 horas. A meta do Ministério da Saúde é alcançar 80% da população estimada para receber a vacina contra as duas doenças.

Na primeira etapa de vacinação contra a poliomielite, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Saúde atingiu 95% de cobertura, o que representa 86.128 crianças vacinadas, superação possível graças ao planejamento antecipado, empenho das equipes e foco voltado para localidades onde o acesso oferece obstáculos. "A resolução desses problemas identificados precocemente garantiu o sucesso da primeira etapa de vacinação. Nosso objetivo é repetir o êxito da campanha contra a poliomielite nesta segunda etapa e eliminar a circulação do vírus da rubéola no Acre", disse Osvaldo Leal, secretário estadual de saúde.

Para combater a rubéola, que não é registrada no Acre há alguns anos, as secretarias de saúde colocam em campo centenas de profissionais atuando em centros e postos de saúde fixos e volantes. A intenção é aplicar 231 mil doses da vacina na população de homens e mulheres entre 20 e 39 anos em todo o Estado. Prevendo que o público desta faixa etária é mais resistente ao chamado para a vacinação em massa, a data da campanha foi estendida até as primeiras semanas do mês de setembro. Na zona rural, a vacinação está sendo concluída em algumas localidades e os postos volantes que começaram o trabalho no início da semana começam a retornar.


Informações sobre a vacinação contra a:

Poliomielite

Crianças até 5 anos devem receber a gotinha, mesmo com gripe ou febre

Rubéola

  • Homens e mulheres entre 20 e 39 anos devem tomar a vacina
  • Mesmo as pessoas que já tomaram a vacina podem repetir a dose
  • É necessário levar documento de identidade e carteira de vacinação

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter