Campos Pereira finaliza Curso de Elaboração de Projetos Indígenas

Durante mais de um mês, índios receberam instruções para elaborar projetos voltados para as aldeias

dsc_2625.jpg

Alunos aprenderam a elaborar projetos voltados para as aldeias (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Centro de Educação Profissional (CEP) Campos Pereira encerrou nesta sexta-feira, 7, um curso sobre Elaboração de Projetos Indígenas, solicitado pela Federação Kaxinawá – Hunikui. O objetivo do curso, que teve duração de 80 horas, foi ensinar os alunos a elaborar projetos voltados exclusivamente para as aldeias, que ajudem na sustentabilidade econômica, preservação e fortalecimento da cultura indígena.

O curso teve início dia 15 de setembro e foi até 28 de outubro com aulas, entretanto, até nesta sexta-feira, 7, os alunos ainda estavam participando de algumas atividades. Durante toda a capacitação, eles criaram projetos visando beneficiar as aldeias, e todos os apresentaram hoje.

De acordo com o gerente de povos índigenas do Instituto Dom Moacyr, Everaldo Araújo, durante todo o ensino foi mostrada a parte teórica dentro de uma modelagem de projeto. "Esse projeto tem um papel muito importante tanto para os alunos como para as aldeias, que podem se beneficiar dos futuros projetos", ressaltou Araújo.

De acordo com a aluna Raiana, da tribo Apurinã, ela se interessou e sentiu a necessidade de fazer o curso por algumas dificuldades da aldeia. "Acho que vai ser muito útil, pois agora os índios possuem uma forma de receber ajuda com base em estudo e projeto", disse Raiana.

O projeto apresentado por Raiana tem foco no artesanato da aldeia. Para isso, é proposto que sejam adquiridas máquinas que auxiliem a prática do artesanato.