valorizando as mamães

Caps AD III promove programação em alusão ao Dia das Mães

A sexta-feira que antecede o Dia das Mães, neste domingo, 13, foi celebrada de forma especial no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III), em Rio Branco. Mães e mulheres de pacientes que são acompanhados no local e as funcionárias da casa foram as grandes homenageadas.

Dia da beleza teve participação dos profissionais do Senac (Foto: Lane Valle)

A paciente Alana Gabriele, 24 anos, que há pouco menos de um mês está sendo acompanhada pela equipe do Caps, foi uma das primeiras a chegar ao local para participar do dia da beleza. A jovem mãe se maquiou e aproveitou para cortar o cabelo dela e do filho, de dois anos.

“Fazia muito tempo que não passava um batom, me arrumava direito. Quando disseram que ia ter esse dia da beleza não poderia perder essa oportunidade. Tem pouco tempo que estou aqui no Caps, mas já sinto que faço parte dessa família que é tão acolhedora. Cheguei aqui muito triste, angustiada e precisando de ajuda. Hoje já estou melhor e bem mais confiante”, diz Alana.

Os homens também não ficaram de fora e aproveitaram a ocasião para dar um trato no visual com o corte de cabelo. “Me internei ontem aqui e estou aproveitando para cortar o cabelo. Já sou paciente antigo, acho que desde que o CAPS foi implantado que volta e meia estou por aqui. É difícil ser dependente químico, ainda mais quando você é rejeitado pela própria família. Minha casa é nas ruas, mas tenho aqui um porto seguro”, relata o paciente Marcos Antônio de 31 anos.

De acordo com Salustiano Costa, gerente do CAPS AD III, localizado no Manoel Julião, a ação tem por objetivo reforçar o vínculo com a instituição e proporcionar melhor autoestima dos pacientes e acompanhantes. “Sempre realizamos ações como essa em datas comemorativas, como forma de fortalecer vínculos e promover cuidados pessoais que elevam a autoestima”, destaca.

A ação contou com a parceria do Senac que ofertou escova e corte de cabelo, além dos consultores de beleza. Na ocasião também foi realizado sorteio de brindes e um café da manhã reforçado em comemoração ao Dia da Mães. O evento organizado pela equipe do CAPS conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Mamães ganharam maquiagem na celebração do CAPS AD III (Foto: Lane Valle)

O CAPS AD III atende uma média de 20 pessoas por dia. O número de pacientes de prontuário chega a quase três mil. O local, que também realiza internação 24 horas, conta com quatro leitos masculinos, dois femininos e dois infanto-juvenil. Os cuidados com a saúde mental são realizados por uma equipe multiprofissional, entre os quais psicólogo, psiquiatra, enfermeiro e assistente social.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD 24 horas) é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. Seu público específico são os adultos, mas também podem atender crianças e adolescentes, desde que observadas as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O CAPS apoia usuários e famílias na busca de independência e responsabilidade para com o tratamento.