CAPS realiza atividade do Setembro Amarelo para os próprios servidores da unidade

Ajudar, escutar, acolher e procurar entender o outro, são atitudes de coragem e compaixão, que vão além da atividade profissional. Mas, para cuidar de uma outra pessoa, é necessário antes, ter boa saúde. Até porque pesquisas mostram que nos últimos anos, cada vez mais os profissionais em saúde têm adoecido por diversas causas, incluindo a rotina estressante na busca por salvar vidas e oferecer um serviço de saúde com mais qualidade.

No Acre, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), tem realizado ações que valorizam o servidor com atividades afastadas do seu local de trabalho. Na manhã desta sexta-feira, 28, o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III), realizou no Horto Florestal, uma atividade com os funcionários da unidade.

Luciana Melo, psicóloga do CAPS AD III, afirma que é importante cuidar da saúde mental dos servidores. “É preciso que tenha esse cuidado com a nossa saúde mental, porque para cuidarmos do outro, é necessário que estejamos bem com nós mesmos. Por isso, hoje decidimos vir para o Horto Florestal, para desfrutar de diversas atividades com os funcionários da unidade”.

Durante toda manhã, a programação incluiu café da manhã, rodas de conversas, atividades terapêuticas e palestra com a psicóloga Andréa Vilas Boas do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB).

Renata Sanchez, enfermeira do CAPS, revela a satisfação do evento realizado para os servidores. “Fico muito feliz com um movimento como esse. Falamos tanto de valorização profissional e eu acredito que é algo que realmente precisamos para trabalhar feliz, e isso não se refere apenas a salário. Isso aqui é um momento que estão olhando para nós e mostrando que também precisamos de cuidados”.

A ação realizada para os servidores, faz parte da programação de prevenção ao suicídio que acontece durante todo o mês, intitulado “Setembro Amarelo”.

Nilciane Vilaça, gerente do CAPS AD III, destaca que o evento é o cuidado com quem cuida do próximo. “Vimos a necessidade de fazer um dia em alusão a prevenção ao suicídio e cuidamos dos servidores. Isso é o cuidado de quem cuida. Todos estão sempre à disposição e dando atenção aos nossos usuários, promovendo qualidade na assistência da saúde mental, então nada mais justo que também darmos um cuidado especial para os servidores da unidade”.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest