Caravana Cultural percorre o país em busca de idéias

Maior programa de patrocínio cultural do Brasil visita 17 capitais para fomentar a elaboração de projetos

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Roberto e Antônio reforçam o compromisso na formatação de projetos (Foto:Sérgio Vale/Secom)

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Produtores culturais do Acre participam da Caravana Cultural (Foto:Sérgio Vale/Secom)

Durante dois meses equipes da Petrobras visitarão 17 capitais com a Caravana Cultural, por meio do Programa Petrobras Cultural 2008/2009. Neste sábado, 11, o gerente de Patrocínios da indústria petrolífera, Roberto Vieira e o consultor de Leis de Incentivo, Antônio Leal, tiveram encontro com os produtores culturais do Acre.

Além de apresentar o programa, a Caravana Cultural Petrobras tenta em cada lugar por onde passar plantar uma sementinha: estimular a participação dos estados com a inscrição de projetos nos editais da Petrobras e capacitar os participantes quanto à formatação de projetos. Aliás, é exatamente a formatação de projeto um dos grandes obstáculos enfrentados pelos produtores, é o desafio de transcrever para o papel a sua idéia.

Pensando nessa necessidade, Roberto comenta que a há quatro anos a Petrobras realiza a atividade com a Caravana Cultural, para que os produtores estejam mais aptos a participar não só dos editais da indústria, mas de outras empresas que também incentivam a cultura.

O consultor Antônio Leal ressalta que a oficina é realizada com a formatação de projetos da Lei Rouanet, a qual os autores de projetos selecionados recorrerão para a captação de recursos para colocar em prática suas propostas. “Com a oficina pretendemos ter mais propostas do Acre sendo enviadas para a Petrobras, e quanto mais propostas e melhor apresentadas, mais chances elas tem de serem selecionadas”, diz.

Durante quatro anos de incentivo às atividades culturais, a Petrobras recebeu 20 projetos do Acre, desses, quatro receberam apoio. Roberto diz que o número de participantes ainda é pouco, já o número de beneficiados considera favorável, quando comparado em proporções com outros Estados.

O presidente da Federação de Teatro do Acre, Lenine Alencar, foi um dos produtores culturais que participou da Caravana Cultural. Ele comenta que a iniciativa beneficia com a formação dos produtores, que ficam mais aptos em colocar suas idéias no papel, seguindo as exigências dos editais. “A dificuldade com a formatação de projetos é um problema enfrentado por produtores culturais de todo o Brasil. Com essa iniciativa temos um contato direto com os profissionais da Petrobras para ouvirmos e falarmos, e também adquirimos um conhecimento que nos possibilitar melhorarmos nossos projetos”, d iz.

Segundo Roberto, o objetivo da Caravana Cultural tem sido alcançado, que é de contribuir para que os produtores locais possam transformar suas idéias em projetos cada vez mais consistentes e alinhados ao programa, tornando assim mais equânime a distribuição dos recursos de patrocínio aos projetos culturais das diferentes regiões do país e contemplando a
cultura brasileira em toda a sua diversidade étnica e regional.

Investimentos – A frente mais importante da ação de patrocínio cultural da Petrobras é o PPC, que anualmente lança novas seleções públicas de projetos para diversas áreas. Trata-se do maior programa de patrocínio cultural já lançado no país.
No dia 15 de outubro, será lançada a edição 2008/2009 do programa. A partir dessa data, estarão abertas as inscrições no site da Petrobras (www.petrobras.com.br) para as seleções públicas relacionadas à linha de atuação "Produção e Difusão", com verba total de R$ 42.310.000. São elas: audiovisual, cultura digital, música, artes cênicas e literatura.

A  segunda  parte  da  edição 2008/2009 do Programa Petrobras Cultural (que englobará   as   seleções   públicas  relacionadas  às  linhas  de  atuação "Preservação e Memória"  e  "Formação/Educação  para  as  Artes"),  tem inscrições previstas para maio de 2009.