Caravana da Leitura chega a Rio Branco

Escritor Monteiro Lobato será o homenageado

cartaz_a41_copy.jpgPara celebrar os sessenta anos da morte de Monteiro Lobato, escritor que deu vida à boneca de pano mais famosa e irreverente do país, Emília, e a um sabugo de milho, Visconde de Sabugosa, entre outros personagens que há décadas fazem sucesso com as crianças e adultos, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil traz a Rio Branco na próxima terça-feira, 11 de novembro, a Caravana da Leitura Monteiro Lobato.

A Caravana da Leitura Monteiro Lobato visa promover entre os educadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste a leitura do escritor que eternizou na memória dos brasileiros, uma de suas grandes obras: Sítio do Pica-Pau Amarelo, que ganhou adaptação para Tv, em 1952. Outro ponto importante de destaque no encontro é a valorização do autor quanto ao pioneirismo na formação de jovens leitores.

Todas essas ações desenvolvidas pelo grupo têm um propósito: deixar plantado em cada lugar que se apresenta a continuidade das discussões e que elas se desdobrem em núcleos de estudo sobre a importância de Lobato para a educação brasileira.

Em cada cidade que a caravana visita, traz um convidado especialista da literatura e vida  de Lobato para debater sobre a obra do escritor com  educadores, estudantes, bibliotecários e professores. Para o público da capital acreana, o palestrante será o Ilustrador e autor de livros infantis, Roger Mello, que vem se destacando como um dos nomes mais aclamados pela crítica e pelo público. Roger trabalhou ao lado de Ziraldo. Na televisão, fez diversas participações na TV Educativa do Rio de Janeiro, nos programas Canta Conto e Um salto para o futuro. Em 2002, Meninos do Mangue foi o grande destaque nos concursos literários, recebendo, da Câmara Brasileira do Livro, dois Jabuti’s (de Melhor Ilustração e de Melhor Livro Juvenil).

A palestra do autor sobre a obra imortal do criador do "Sítio do Pica-Pau Amarelo" será realizada, das 16 às 18 horas, no auditório da Secretaria de Estado de Educação. A comunidade educacional (educadores, professores, bibliotecários e estudantes) interessada em participar do evento deve realizar suas inscrições no Sesc centro e na Secretaria Municipal de educação -SEME.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter