https://i0.wp.com/www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2019/06/62036174_1252249178268218_4496457771067113472_n.jpg?resize=960%2C400&ssl=1
Produção

Caravana da Pecuária discute retirada da vacinação contra a febre aftosa

Da Redação
07.06.2019 7:37
Atualizado 07.06.2019 às 8:04

Representantes do governo do Estado do Acre acompanham a primeira Caravana da Pecuária em Rondônia. Com saída da Embrapa-RO, em Porto Velho a comitiva está percorrendo seis municípios, sendo Ariquemes, Machadinho, Cacoal, Rolim de Moura, Chupinguaia e Vilhena, desde o dia 5.

O principal objetivo da Caravana da Pecuária é de conscientizar os pecuaristas do Estado de Rondônia a fazerem a retirada da vacinação contra a febre aftosa, também será debatido na Caravana o processo de pesagem e limpeza de carcaças bovinas nos frigoríficos.

A iniciativa é do governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), e da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).
De acordo com o presidente da Idaron, Júlio César, a Caravana ajudará a integrar e aproximar os pecuaristas do sistema de produção e de tecnologia, e do ponto de vista sanitário, multiplicar conhecimento.

“É um momento ímpar na pecuária de Rondônia onde nós estamos tendo a oportunidade de divulgar as ações sanitárias e os próximos desafios que o Estado de Rondônia tem para enfrentar e vencer”, disse.

Proposta é falar sobre o processo de retirada da vacinação contra a febre aftosa (Foto: Assessoria Governo de Rondônia)

Segundo o diretor executivo do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) do Acre, Alirio Wanderley Neto, a caravana é muito importante para incentivar a retirada da vacina da febre aftosa. “Nós queremos participar da caravana para pegar como exemplo e levar para o Acre. É muito importante essa iniciativa”, contou.

Na primeira parada da Caravana da Pecuária, em Ariquemes, produtores rurais e os gestores participaram de um debate sobre a retirada da vacinação da febre aftose, no Parque de Exposições de Ariquemes.

No segundo dia, os integrantes da comitiva visitaram a Fazenda Don Aro, do proprietário Gil, em Machadinho D’Oeste, certificada pela Embrapa Rondônia como a fazenda sustentável e modelo em Rondônia.

O secretário da Seagri, Evandro Padovani, em sua fala transmitiu um abraço do governador de Rondônia, Marcos Rocha, aos participantes da caravana, e parabenizou a todos os envolvidos, entre eles, a equipe do Acre que está acompanhando a comitiva. “Estamos juntos com o Acre e o Acre está junto conosco”, disse Padovani.

Na sexta-feira, 7, a caravana seguirá logo pela manhã para a cidade de Rolim de Moura para visitar as instalações do frigorífico Minerva. No local, os participantes vão acompanhar o processo de limpeza e pesagem de carcaças. No período da tarde, o grupo seguirá para o município de Chupinguaia, onde irá visitar o confinamento na Fazenda São Domingos, finalizando as atividades a noite em Vilhena, no Parque de Exposições.

*com informações da Assessoria do governo de Rondônia

Mais notícias