Unidade de Barretos no Acre

Carretas do Hospital de Amor chegam ao Acre

As mulheres acreanas estão muito perto de contar com um avanço significativo no que diz respeito à saúde preventiva.

É que está prevista para o próximo dia 20, a inauguração da unidade do Hospital de Amor de Barretos no Acre, considerado centro de referência nacional no tratamento de câncer. Excelência em oncologia, o Hospital de Amor de Barretos registra mais de 4,1 mil atendimentos por dia, oferecidos 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Carretas têm capacidade para realizar 57 mamografias e 70 exames de Papanicolau por dia (Foto: Júnior Aguiar)

A implantação e operação do “Programa de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero e Mama”, será executado por meio de uma unidade fixa e duas unidades móveis. A construção da parte física está completa e a outra boa notícia é que as duas carretas que vão percorrer todos os municípios, realizando exames de mamografia e Papanicolau (PCCU) em todas as mulheres que se enquadrarem nos critérios de inclusão (que tenham de 40 a 69 anos para a prevenção do câncer de mama e 25 a 64 anos no caso do câncer de colo de útero), já chegaram ao Acre.

“Isso aqui representa mais saúde para as nossas mulheres. O diagnóstico precoce é essencial na luta pela cura de um câncer. Essas unidades móveis têm capacidade de realizar 57 mamografias e 70 exames de Papanicolau por dia. Isso vai ser muito importante para as mulheres que moram no interior”, destaca João Paulo Silva, diretor do Departamento de Atenção Primária, Ações Programáticas e Políticas Estratégicas (DAPE) da Sesacre.

A unidade fixa contará com toda a tecnologia de ponta e será dividida em alas onde serão realizados os exames, além disto, ainda contará com uma área para a realização de cirurgias de pequeno porte, além de toda área administrativa e área de educação continuada.

A capacidade é de mais de 8 mil procedimentos por mês.

“Como vimos aqui a estrutura macro está toda pronta, restando apenas pequenos ajustes. Se tudo correr como o previsto, inauguramos a Unidade do Hospital de Amor no Acre já no próximo dia 20 de novembro”, destaca João Paulo Silva.

Defendida pelo governador Tião Viana como mais um grande avanço na saúde pública acreana, a implantação do Hospital de Amor no Acre deve beneficiar ao menos 90 mil mulheres em todos os municípios, reduzindo a incidência de câncer avançado no Estado.

Leia também: Hospital de Barretos tem obras avançadas e até novembro deve ser inaugurado em Rio Branco