Casa de Leitura Chico Mendes participará do Arraial Cultural

Diversas atividades estarão sendo realizadas durante todos os dias do evento na Barraca das Tradições

 

casadeleitura_chico_sergiovale.jpg

Atividades serão feitas na Barraca das Tradições e contarão com o apoio de oito agentes de leitura da Casa Chico Mendes

A Casa de Leitura Chico Mendes inicia nesta terça-feira, 1, durante o Arraial Cultural, atividades alusivas às tradições regionais das festas juninas. Essas atividades fazem parte de um projeto da Casa que está em execução desde o início de junho direcionada a comunidade do bairro Chico Mendes, no qual participam de brincadeiras tradicionais e rodas de leitura.

 

Em todo o mês de junho, cerca de 50 pessoas, entre seis a vinte anos participaram das atividades. Segundo a coordenadora da Casa de Leitura Chico Mendes, Maria Antônia de Oliveira, o projeto visa despertar a comunidade para as tradições da região através dessas atividades. “Durante o todos os dias de Arraial Cultural, colocaremos em prática parte do que foi mostrado para a comunidade durante todo o mês de junho na Casa, já que nesse período não mostramos somente atividades referentes às festas juninas, mas da região amazônica mesmo”, explicou.

As atividades serão feitas na Barraca das Tradições durante todo o evento, até o próximo domingo, 6, e contarão com o apoio de oito agentes de leitura, além da coordenação direta de Maria Antônia.  No local, o público poderá participar de brincadeiras e adivinhações, enviar correios elegantes e serenatas, fazer simpatias, e tirar a sorte do dia.

A expectativa em relação ao número de participantes é grande. A coordenadora afirma que atividades como essas são muito bem prestigiadas pelo público, principalmente entre os casais, que procuram homenagear a pessoa amada com serenata e correio elegante e as solteiras, que desejam descobrir o nome do futuro marido ou previsão do casamento através de simpatias ou do livrinho da sorte do dia. “Além de mostrar ao público um pouco de nossas tradições, com certeza as atividades vão divertir muito as pessoas”, finalizou.

Sobre a Casa de Leitura – Inaugurada em 2005 pelo então presidente da Fundação Elias Mansour, o contador de histórias Gregório Filho, a Casa de Leitura Chico Mendes passou a ser conhecido pela comunidade, por meio do projeto “Leitor na Minha Casa”, em que os agentes leitura iam às residências motivando as crianças para que participassem das atividades. O trabalho da Casa consiste não somente em fazer com que a criança vá até o local, escolha um livro e comece a ler. No espaço também há a realização de atividades culturais para chamar a atenção dos pequenos. Já as crianças em idade mais avançada que freqüentam a Casa contribuem para o desenvolvimento como leitor dos mais novos, ajudando todos os dias na direção das rodas de leitura.

Serviço: Casa da Leitura Chico Mendes – Rua Gregório Filho, 80 – Bairro Chico Mendes – Tel.: (68)3224-9499

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter