Catálogo do Artesanato Acreano é lançado na Expoacre

O artesanato acreano é um dos setores que vem ganhando destaque no mercado estadual e nacional, comprovado em dados estatísticos, com crescimento de vendas. Após a participação dos artesãos no 12º Salão do Artesanato em Brasília e na Fenearte,  considerada a maior Feira de Artesanato da América Latina, realizada em Olinda, os profissionais desta vez, expõem seus trabalhos na Expoacre.

Catálogo é um importante elemento estruturador da Cadeia Produtiva do Artesanato Foto: cedida

Com o objetivo de valorizar, divulgar, difundir os valores tradicionais e estimular o potencial de crescimento do artesanato acreano, como importante elemento estruturador da Cadeia Produtiva do Artesanato, foi lançado o Catálogo do Artesanato Acreano, no Show Room da Loja de Artesanato na Expoacre, com o patrocínio do Sebrae-AC em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo, por intermédio da Coordenação Estadual do Artesanato no Acre.

A criatividade que caracteriza o povo acreano e os artesãos, artísticas populares em particular, as matérias-primas utilizadas, as técnicas empregadas na confecção dos produtos artesanais, traduzem a identidade e riqueza cultural de cada região. Este catálogo é o resultado da somatória dessa diversidade, aliada a um minucioso trabalho de design e curadoria para a melhoria e desenvolvimento de novos produtos”, concluiu o coordenador do Programa do Artesanato do Sebrae-AC, Marcos Maciente.

Para dar mais ênfase aos produtos disponíveis no catálogo, a coordenação estadual do Turismo, realizou uma performance das produções dos artesãos, exibidas pelas modelos Amanda Diniz, Rainha do Rodeio de Rio Branco 2019, Jayane Alves, Rainha Sena Country, Angélica Lima, Letícia Coelho e Yara Sales, criando maior visibilidade aos produtos.

Estavam presentes na noite de lançamento parte do staff do Sebrae, Marcos Antônio Lameira, diretor-superintendente, Lauro da Veiga Santos, diretor técnico, Francinei Santos, diretor administrativo e financeiro. também estiveram presentes o ministro da Comissão Europeia para Inovação Carlos Oliveira e a coordenadora estadual do Artesanato Suelayne Paiva.

“Cabe ao Governo do Estado, continuar atuando mais e mais pelo artesanato acreano, fazendo desses grandes empreendedores artistas, que conseguem mostrar a grandeza de suas artes nas feiras nacionais. Criamos o espaço aqui na Expoacre, para ser referência ao nosso artesanato, como forma de trazer os visitantes até o espaço, para conhecerem nossas referências culturais”, destacou Suelayne Paiva.

Modelos apresentaram produtos Foto: cedida

A secretária Eliane Sinhasique destacou que: “O artesanato acreano tem um alto valor agregado, os profissionais usam matéria-prima madeireira e da floresta acreana, com suas criatividades apresentam excelentes resultados, produzindo peças que são valorizadas e comercializadas no mercado nacional e internacional”.

Produtos apresentamos no Show Room:

Bordados Bujari – grupo de Bordados Heliconiais, que têm como matéria-prima tecidos e linhas de algodão. Apresentaram seus bordados e variedades da Flora Amazônica e representatividades da cultura acreana.

Acessórios em Pupunha – artesã Socorro Souza do município de Porto Acre, em seus produtos usa técnica de beneficiamento de madeira extraídos da pupunha.

Escultura de Mesa com cores da floresta e colares – técnicas de beneficiamento de madeira e montagem – matéria-prima de madeira e sementes amazônicas – consolidado Top 100 em seu ateliê Cores da Mata.

Dr. da Borracha – botas e sapatilhas trançadas – confeccionadas com matéria prima do látex, apresentou sapatilhas trançadas, que é referência nacional e também está entre os Top 100.

Povos Indígenas – apresentou os cachecóis e as vestimentas dos povos Huni Kuin, com técnicas de tecelagens e a matéria-prima com fios de algodão, com pigmentos naturais do Urucum e os belíssimos colares de Miçangas.

Ateliê Porto Dias – expôs as gamelas torneadas, feitas com a matéria-prima de madeiras da Amazônia de reaproveitamento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter