https://i2.wp.com/www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2019/07/thumbnail_file-3.jpg?resize=1024%2C400&ssl=1
Saúde

Caxumba: Saúde realiza campanha educativa nas escolas

Pâmela Freitas
10.07.2019 15:43
Atualizado 10.07.2019 às 15:43

O governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Estado de Saúde vem realizando ações educativas sobre doenças imunopreveníveis, bem como a caxumba, estão sendo realizadas nos colégios da rede pública de Rio Branco. Na tarde desta quarta-feira, 10, os alunos do colégio militar Dom Pedro II receberam a palestra.
Cerca de 300 alunos participaram da atividade, que tem continuação na quinta-feira, 11, pela manhã. Na última terça-feira, 9, os alunos da Escola Glória Peres, no bairro Xavier Maia, também receberam as palestras.
“Nós conversamos com as crianças sobre a importância da imunização, pois sem a vacina em dia elas ficam vulneráveis ao vírus”, explica a chefe da Vigilância em Saúde, Glória Nascimento.
A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do departamento de Vigilância em Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco.

Caxumba

É uma doença causada por um tipo de vírus que acomete as glândulas parótidas, ou glândulas salivares. Os principais sintomas da doença são: febre, dor no rosto e aumento no volume das glândulas salivares.
A doença pode ser evitada por meio da vacina, onde a criança toma a primeira dose quando completa 1 ano, e a segunda dose com 15 meses, na chamada tríplice viral, que combate o sarampo, caxumba e rubéola.

Mais notícias