Diagnóstico precoce

Cecon inicia programação do Outubro Rosa

O mês de outubro se inicia e com ele tem início uma das campanhas de extrema importância para a população feminina, o “Outubro Rosa”.

O objetivo é alertar as mulheres e conscientizá-las em relação ao diagnóstico precoce do câncer de mama, um dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres de todo o mundo.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é um dos mais incidentes entre as mulheres de todas as regiões do país. Para este ano, são estimados cerca de 59,7 mil novos casos da doença.

A identificação precoce é fundamental para o sucesso do tratamento da doença, por isso é de extrema importância que as mulheres realizem a mamografia, exame que detecta o câncer de mama.

Em geral, mulheres a partir dos 50 anos estão mais propensas a desenvolver a doença.

Para facilitar a vida das acreanas, o Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) antecipou a campanha. Desde o mês de setembro está realizando exames de mamografia sem agendamento prévio. Para realizar o exame é bem simples.  Basta ter idade a partir de 40 anos, se dirigir ao Cecon, localizado na rua Floriano Peixoto, 187, centro de Rio Branco, portando um documento de identificação, cartão do SUS e o comprovante de endereço.

“Nós estamos facilitando para as mulheres terem acesso a esse exame, que é um exame rápido, indolor e de extrema importância, já que pode ser a garantia do sucesso no tratamento do câncer de mama” diz Carina Hechenberger, gerente de assistência do Cecon.

Só em 2017 o Cecon realizou cerca de 6,7 mil atendimentos, sendo que 1,3 mil desses atendimentos foram realizados no período do “Outubro Rosa“.