Central de Transplantes desenvolve atividades de saúde

Ações são desenvolvidas em parceria com a prefeitura, Unidade de Nefrologia da Fundhacre, entre outros órgãos para a prevenção de doenças

 

rubeola_materi.jpg

Dia D contra a rubéola: homens e mulheres entre 20 e 39 anos devem receber a vacina até 12 de setembro. Foto: Sérgio Vale/Secom

Sensibilizar a população para a prevenção de doenças que oferecem risco de morte ou perda de órgãos vitais. Este é o objetivo do Governo do Estado por meio da Central de Transplantes do Acre em parceria com a prefeitura de Rio Branco e Unidade de Nefrologia da Fundhacre com a realização do projeto Jacinto Mais Saúde: Prevenção e Valorização da Vida. Desenvolvido como um projeto-piloto neste sábado, 30, no Centro da Juventude (Ceja) do bairro São Francisco a intenção é levar ações de saúde a outros bairros da capital de forma itinerante com verificação de pressão arterial, testes rápidos para hepatite B e C e diabetes, orientação nutricional, confecção da carteira do SUS, além de exercícios físicos, entre outras atividades.

A população recebeu também palestras sobre primeiros socorros e hipertensão e vacinas contra a rubéola, hepatite B e tétano. "Nós queremos trabalhar a prevenção de doenças que levam à necessidade de transplante. Vamos levar este projeto a outras bairros de Rio Branco de três em três meses", informa a enfermeira da Central de Transplantes, Suilany Maia.

Após o teste rápido, se houver confirmação ou suspeita de alguma das doenças citadas, a pessoa será orientada a procurar o posto de atendimento mais próximo de sua residência para procurar o médico que deverá solicitar os exames de confirmação do diagnóstico. O secretário de saúde, Osvaldo Leal, considera importante esta fase de sensibilização tanto para a doação de órgãos, quanto para a prevenção de doenças que podem levar à necessidade de um transplante. "O momento é de capacitação das pessoas que irão trabalhar com o procedimento. Médicos estão sendo credenciados para a habilitação deste tipo de cirurgia, as equipes estão sendo treinadas para em breve podermos começar a captar órgãos de pessoas falecidas", explica o secretário.

Vacinação contra a rubéola – O Centro da Juventude, que atende às comunidades próximas ao bairro São Francisco, disponibilizou também a vacina contra a rubéola no dia D da campanha de vacinação contra a doença. Mais de 100 mil homens e mulheres entre 20 e 30 anos já receberam a dose da vacina no Acre. A meta é imunizar em todo o Estado 230 mil pessoas desta faixa etária. Para isso, a Secretaria de Saúde promove ações diretas para atingir este público como visitas a órgãos públicos, empresas privadas, faculdades e escolas de ensino médio. Centros de saúde, postos fixos e volantes estarão vacinando durante todo o sábado contra a doença. A campanha contra a rubéola segue até o dia 12 de setembro. 

 

rubeola_pressaosorrindo.jpg

Verificação de pressão arterial é uma ação de prevenção básica de doenças que podem levar à necessidade de transplante.

 

rubeola_dedo.jpg

O teste de glicemia rápido indica o nível de açúcar no sangue e pode ajudar a prevenir e controlar o diabetes.

 

rubeola_pesoemedida.jpg

Orientações sobre o controle do peso e nutrição ajudam a identificar casos de obesidade, doença que colocam em risco a saúde da população.

 Fotos Sergio Vale / Secom

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter