oportunidade

Centro de Apoio ao Surdo oferta 150 vagas nos cursos de Libras e Intérprete

O Centro de Apoio ao Surdo (CAS) da Secretaria de Educação do Acre (SEE) abre nesta terça-feira, 2, as inscrições para 150 vagas nos cursos de Intérprete e da Língua Brasileira de Sinais (Libras). As formações serão realizadas na capital, nos três turnos, na sede do CAS e na Escola Francisco Salgado Filho.

Para se inscrever no curso intermediário de Libras, o interessado deve ter diploma de 120 horas do nível básico do mesmo curso. Os que desejam se matricular no curso de Intérprete precisam ter concluído o nível intermediário de Libras.

Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) têm prioridade no ato de inscrição, mas pessoas da comunidade também podem participar.

As inscrições podem ser feitas na sede do CAS, localizado na Rua Omar Sabino de Paula, nº 650, Bairro Estação Experimental, em frente à Delegacia Central de Flagrantes, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

Os interessados devem levar cópias de um documento oficial com foto e dos certificados dos cursos básico e intermediário de Libras, conforme exigência específica. Para ter direito ao certificado dos cursos os participantes devem cumprir pelo menos 75% da carga-horária das formações, que é de 120 horas cada.

O CAS

Em 12 anos de existência, o CAS estadual já atendeu mais de sete mil pessoas com formações e capacitações. A instituição, ligada à Coordenação de Educação Especial da SEE, atua no apoio ao ensino dos surdos na rede pública no estado. São disponibilizados cursos de Libras e de intérprete, nos níveis básico e intermediário.

Além disso, ainda trabalha com a formação continuada dos intérpretes que atuam nas escolas da rede pública.