Cerest alerta para perigo de exposição ao benzeno

Combustíveis como gasolina, diesel e etanol são uma ferramenta essencial na vida das pessoas. Sem eles não poderíamos utilizar nenhum dos transportes como carros, motocicletas e muito menos veículos que são utilizados para salvar vidas, como as ambulâncias. Entretanto, a exposição a substancias químicas que compõem esses produtos podem acarretar diversas doenças.

Visando melhorar as condições de saúde e segurança de trabalhadores, o Centro de Referência em Saúde do Trabalho (Cerest) realizou um curso para formação de técnicos do SUS em Vigilância de Ambientes e Processo de Trabalho de Postos Revendedores de Combustíveis com Ênfase no Benzeno.

Além de ser destinado aos profissionais das vigilâncias sanitária, epidemiológica, ambiental e atenção básica em saúde (estaduais e municipais), participaram do curso profissionais da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE-MT), do Instituto Nacional do Seguro Social (MPAS), dos órgãos de meio ambiente e dos diretores dos sindicatos de trabalhadores de revendedores de combustíveis.

O produto é encontrado na gasolina, na fumaça do cigarro e para fabricação de outros compostos como plásticos, lubrificantes, borrachas, tintas, detergentes, medicamentos e agrotóxicos.

A exposição ao benzeno pode ocasionar doenças como leucemia, anemias, inflamações nos olhos e outros males.

Ao todo, foram 30 profissionais que puderam aprender um pouco mais sobre a identificação de fatores de risco para os trabalhadores e melhorias de condições de saúde.

Um dos ministradores foi o gestor ambiental e técnico em segurança do trabalho e meio ambiente da Bahia, Alexandre Jacobina, que fala do curso.

“Nosso objetivo principal é ampliar os técnicos de vigilâncias para que eles possam proteger a saúde dos profissionais que trabalham em postos de combustíveis e que estão expostos a situações de risco” diz.

Por isso, é de extrema importância que aqueles que têm contato com esse produto saibam como reduzir os riscos de adquirir alguma dessas doenças e que os servidores de saúde consigam realizar os Serviços de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) de forma precisa, identificando situações de risco e escolhendo a melhor forma para contorná-las.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter