Chuvas influenciam no nível dos rios do Acre e governo monitora situação

Dos 76 dias de 2017, em 64 houve a predominância de chuvas (Foto: Diego Gurgel/Secom)

De acordo com monitoramento da Defesa Civil de Rio Branco, neste mês de março choveu todos os dias, o que influenciou diretamente na oscilação do nível do Rio Acre na capital. Dos 76 dias de 2017, em 64 houve a predominância de chuvas, ou seja, 84% dos dias ocorreram precipitações. Em dois meses, choveu 63% que estava previsto para todo o ano.

Em Rio Branco, o nível atual do Rio Acre é de 11,14 metros, abaixo da cota de alerta de 13,50 metros. Para os próximos dias, a previsão é de chuva, em decorrência de uma massa de ar frio que chega ao Acre, na noite desta sexta-feira, 17.

Interior

O Rio Juruá apresentou elevação do seu nível (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governo do Estado, por meio da Comissão de Gestão de Riscos e Desastres Naturais, em parceria com as prefeituras, segue acompanhando a situação dos municípios.

Em Brasileia a cota desta sexta-feira, 17, é de 4,34 metros (alerta 9,80 metros). Já em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá está próximo da cota de alerta de 13 metros, registrando nesta manhã a marca de 12,68 metros – elevação de seis centímetros.

O Rio Tarauacá, em Tarauacá, apresentou uma vazante de 10 centímetros entre quarta e quinta-feira, 15 e 16, permanecendo acima da cota de transbordamento (9,50), com 10,20 metros Na cidade, a Defesa Civil Municipal monitora a situação e presta assistência às vítimas.

Previsão trimestral

Em Rio Branco choveu todos os dias de março (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Segundo previsão do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), da Unidade de Monitoramento de Eventos Hidrometeorológicos do Acre e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em março, abril e maio, a previsão para todo o Acre é de chuva ligeiramente acima da média para o período, especialmente na primeira metade do trimestre.

Entre 17 a 21 de março, as previsões indicam um acumulado de até 75 milímetros de águas, decorrente das chuvas. No Oeste do estado, as precipitações ocorrem ligeiramente acima da média para o período. Já no Leste, há um indicativo de chuvas de até 50 mm com anomalias negativas, ou seja, com probabilidade de chuvas abaixo da média esperada.

Leia também: Sipam comunica sobre chegada de frente fria no Acre