Educação

Ciclo de palestras reúne profissionais da educação especial

Pelo menos duas mil pessoas lotaram, na manhã desta sexta-feira, 8, o Teatro Universitário da Ufac para prestigiar e participar do I Ciclo de Palestras da Educação Especial, que está sendo realizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE).

O encontro foi organizado e pensado pela Divisão de Ensino Especial da SEE, coordenado pela professora Shirlei Lessa. Além do secretário Mauro Sérgio Ferreira da Cruz, que foi um dos palestrantes, participaram do evento também a diretora de ensino, professora Denise Santos, e toda a equipe técnica da SEE.

Professora Shirlei Lessa: aprimoramento dos profissionais Foto: Stalin Melo

Entre os principais objetivos do encontro, que envolveu professores do atendimento pedagógico domiciliar, professores mediadores, professores de atendimento das classes hospitalares e assistentes educacionais, está o aprimoramento e a capacitação desses profissionais.

“Esse conjunto de palestras irá proporcionar a eles novas práticas pedagógicas, novas reflexões, novas estratégias pedagógicas e garantir a inclusão de todos os alunos e, através desse trabalho, a gente pode observar o quanto está sendo positiva a intervenção desses profissionais na escola”, afirmou a professora Shirlei Lessa.

Em sua palestra, o secretário Mauro Cruz fez questão de destacar os avanços da educação especial e a necessidade de intervenção, inclusive em relação à infraestrutura nas salas de acompanhamento, para  melhor adequação aos estudantes. “Nosso foco é o aluno”, faz questão de dizer.

Secretário Mauro Cruz destacou importância do Ensino Especial Foto: Stalin Melo

“Com essas intervenções, vamos melhorar as condições de aprendizagem desses alunos, possibilitando uma melhor acessibilidade, porque o aluno é a nossa razão de ser, nosso trabalho tem que ser voltado para eles e para os processos de aprendizagem, a fim de que eles possam aprender mais, se relacionar melhor e fazer novas amizades”, destacou.

Até o final do ano passado, havia no Estado 1.050 professores mediadores e assistentes educacionais. Este ano, o número de professores que trabalham diretamente com o ensino especial saltou para quase 2.500 profissionais. O secretário Mauro Cruz destacou a necessidade de um plano de carreira para este segmento educacional.

Teatro da Ufac ficou lotado de profissionais da Educação Especial Foto: Stalin Melo

O I Ciclo de Palestras da Educação Especial acontece por todo o dia no Teatro Universitário e é uma espécie de evento preparatório para o Fórum de Educação Especial, que deverá acontecer no início do mês de dezembro, envolvendo profissionais de todos os municípios acreanos.