Cidadania: professor estimula alunos a economizarem energia elétrica

Realizada desde 2007, idéia do educador vem alcançando bons resultados

Conscientizando seus alunos por meio da redução no consumo de energia, o professor de física da escola José Rodrigues Hélio Evangelista ensina também o exercício da cidadania. Ao cumprir a meta, ele bonifica seus alunos com pontos extras.

A idéia vem sendo desenvolvida desde 2007, com os alunos do 1º, 2º e 3º anos, nos dois turnos. No último ano do ensino médio, os alunos estudam eletrostática, um conteúdo que envolve os fenômenos da energia. Para sair da teoria, Hélio resolveu aplicar o assunto na vida dos alunos e estimulá-los a cada mês reduzir o consumo de energia elétrica em casa.

A idéia do professor tem alcançando resultados positivos. No ano passado, grande parte das turmas conseguiu reduzir muitos kilowatts da conta de luz. “No ano passado muitos alunos reduziram o consumo, o desafio surtiu efeito”, ressalta Evangelista. Nesse período, os estudantes usaram menos o computador, grande consumidor de energia. Muitos pais aprovaram a atitude do professor, principalmente o entusiasmo dos filhos.

Para o estudante Hamilton Neto, atitudes como essa precisam ser desenvolvidas por todos os professores, conscientizando o aluno e alertando-o para os problemas ambientais presentes na atualidade. “Admiro a atitude do professor, estou fazendo a minha parte. Outros professores poderiam desenvolver ações práticas relacionadas a sua matéria. A situação do planeta está piorando e ninguém melhor do que nossos professores para nos alertar sobre isso.”

O processo de análise de redução de energia é simples. O professor tem como base uma conta de luz de um mês do ano. Até o encerramento das aulas, o aluno deve reduzir o valor de kilowatts em relação à conta base. Cada mês reduzido é a garantia de 0,5 ponto extra em sua nota. Um reconhecimento do docente pelo esforço do estudante.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter