Mais moradias

Cidade do Povo chega a 15 mil moradores com entrega de novas casas

Chegando a 3.348 casas, a Cidade do Povo passa a abrigar mais de 15 mil moradores a partir deste sábado, 26. Desde maio de 2014, o que antes era um pasto verde próximo a zona urbana de Rio Branco passou a ser um conjunto de habitações que carrega em sua essência a esperança de famílias oriundas de áreas alagadiças e de risco.

A Cidade do Povo foi um projeto idealizado no governo de Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O projeto habitacional idealizado pelo governo de Tião Viana foi construído com o propósito de criar um bairro funcional e pleno de serviços públicos para seus moradores. O objetivo é alcançado a cada ano. Recentemente, o governo entregou para a prefeitura um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no bairro, além de diversos outros empreendimentos.

Na Cidade do Povo já estão disponíveis à população o Mercado Público Municipal, uma escola de ensino médio, duas escolas de ensino fundamental, duas creches, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um terminal de transporte coletivo, duas Praças da Juventude, 11 praças esportivas, uma Unidade Básica de Saúde, três postos policiais e um abrigo para as viaturas.

Ainda estão em construção duas creches, a Escola de Serviços Campos Pereira, outra escola de 12 salas de aula, Escola de Gastronomia e, em breve, devem começar as obras da delegacia da Cidade do Povo. Os próximos passos se darão com a licitação de 284 lotes para venda a servidores públicos e elaboração do edital para venda de outros 300 lotes. Tião Viana, em todo seu governo, entregou cerca de 13 mil unidades habitacionais.

Interesse social

A secretária de Estado de Habitação e Interesse Social (Sehab), Janaína Guedes, ressalta que as moradias a serem entregues seguem os mesmos requisitos das anteriores e também são a custo zero para o beneficiado. “São casas destinadas à famílias cadastradas na Sehab que vivem em áreas de risco. Passarão a viver num local adequado, com dignidade e infraestrutura completa”, pontuou.

Com base na estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em nível nacional, com essa população a Cidade do Povo seria o 3.312° município mais populoso do Brasil. A iniciativa teve aporte financeiro do projeto federal Minha Casa, Minha Vida ainda no governo Dilma Rousseff.