Ciretran de Cruzeiro do Sul inicia campanha de conscientização dos motociclistas

Das sete mortes no trânsito neste ano na cidade, seis foram motociclistas

ciretran_onofre_brito_01.jpg
ciretran_onofre_brito_11.jpg

ciretran_onofre_brito_07.jpg

Campanha educativa foi apresentada para motociclistas e mototaxistas de Cruzeiro do Sul (Fotos: Onofre Brito/Secom)

A Ciretran de Cruzeiro do Sul fez nesta segunda-feira, 19, o lançamento de campanha visando a conscientização dos motociclistas, um segmento que tem preocupado as autoridades de trânsito na cidade. Segundo o gerente da Ciretran, Valdeci Dantas, o município tem uma frota com 14 mil veículos, 80% dos quais são motocicletas. Por mês são emplacadas cerca de 170 motocicletas. Das sete mortes acontecidas este ano em Cruzeiro do Sul, seis foram motociclistas.

A campanha será intensificada nos dias 26 a 31 de julho, quando será realizada a ‘Semana da pilotagem segura’. No encerramento em 31 de julho haverá um ‘motopasseio’, oportunidade em que toda a sociedade será convidada a participar com suas motos. Neste dia haverá sorteio de uma moto dentre os que participarem do ‘motopasseio’.

As atividades a serem desenvolvidas durante a campanha visam divulgação de informações, através da distribuição de panfletos educativos e dinâmicas de trabalho visando conscientização dos motoqueiros. Todos os educadores de trânsito participarão da campanha, que terá ainda a distribuição de mil viseiras e 200 camisetas. Cinco escolas também foram convidadas a participar das atividades. Para Valdeci, a importância da participação das escolas é que por meio dos alunos se chega aos pais. Também haverá chamadas educativas nos meios de comunicação local além da colocação de outdoors em locais estratégicos.

Durante o ato, Valdeci ainda informou que a Ciretran vai trabalhar na melhora da engenharia de trânsito. Será instalado um semáforo no cruzamento da Pizzaria Napolitana; reavivadas as faixas de pedestre e colocadas placas nos cruzamentos.

Também participou do ato o coronel Júlio Cesar Santos que veio transferido de Rio Branco para comandar a PM no Vale do Juruá. Ele, que por três anos comandou a Compahia de Trânsito em Rio Branco, destacou a importância do trabalho realizado pela Ciretran de Cruzeiro do Sul no trabalho de educação para o trânsito e garantiu o apoio da PM aos trabalhos da Ciretran.

O presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Eudes do Nascimento Lima, informa que existem 225 mototaxistas oficiais e outro tanto de ‘viração’, modalidade de mototaxista que trabalha nas horas de folga do oficial. Ele comenta que era muito grave a situação dos mototaxistas no início, quando aconteciam muitos acidentes. Mas, reconhece que as campanhas feita pela Ciretran ao longo dos últimos anos fez com que melhorasse a consciência dos mototaxistas. Ele faz, porém, uma ressalva: "Esperamos que a sociedade também se conscientize e faça sua parte, porque nós estamos fazendo a nossa".  

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter