Ciretran leva educação para o trânsito às escolas da BR-364

Programa de educação para o trânsito chegou a 169 escolas em dois anos e meio

sdc12575.jpg

Educação no trânsito chega às escolas do Juruá (Foto: Onofre Brito/Secom)

A reabertura da BR-364 e o consequente aumento do número de veículos trafegando são potencialmente perigosos para o aumento do número de acidentes ao longo do Projeto Santa Luzia, intensamente habitado, e também na AC-405, que liga Rodrigues Alves a Cruzeiro do Sul. A 1ª Ciretran de Cruzeiro do Sul procura diminuir o impacto da reabertura da rodovia, principalmente sobre seus habitantes mais jovens e também menos experientes em relação à violência do trânsito. Como fez no ano passado, neste ano apresenta palestras educativas nas escolas ao longo da BR-367 e AC-405. Iniciando pela AC-405, os agentes educadores já visitaram oito escolas na saída de Cruzeiro do Sul, passando por Santa Rosa e São Pedro. Nesta e na próxima semana serão atendidas as escolas ao longo do Projeto Santa Luzia, inclusive as aldeias indígenas. Trabalham nas jornadas educativas uma equipe de cinco agentes socioeducadores e dois agentes de trânsito.

A ação ora desempenhada faz parte do Programa de Educação no Trânsito, que o órgão executa todos os anos procurando atingir todas as escolas do município. Nos últimos dois anos e cinco meses, 169 escolas foram alcançadas e 50.959 alunos, alertados sobre os perigos do trânsito, especialmente quando os motoristas não são conscientes.

Paralelamente ao trabalho com as escolas, a Ciretran também trabalha com grupos específicos da população, como motoristas de táxi e mototaxistas e idosos, entre outros. Neste ano, motoristas da Gerência de Endemias ligados à Aeronáutica já participaram das atividades educativas e o próximo grupo será o de motoristas de transporte escolar.

Segundo o Gerente da 1ª Ciretran, Valdeci Dantas, o que norteia a Ciretran é a busca primeiro da conscientização e da orientação, não abrindo mão da fiscalização. Valdeci manifesta sua esperança de que no futuro o trânsito será melhor com mais conscientização dos motoristas. As crianças de hoje estão se acostumando a ver o que é certo e o que é errado e levam esse conhecimento até suas famílias. Através de um pequeno livreto, o ‘Minimulta’, as crianças aprendem que está errado não usar o cinto de segurança, dirigir usando celular, passar no sinal vermelho, estacionar em cima da calçada etc.