Com 24 ambulâncias, Samu opera com 100% de sua frota no estado

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está com 100% de suas viaturas aptas a operar em suas bases, contando ainda com a reserva técnica de quatro ambulâncias.

Ao todo, segundo o coordenador do Samu no Acre, Pedro Pascoal, são 24 ambulâncias, sendo três de suporte avançado em operação em todo o estado destinadas ao atendimento de emergências médicas pré-hospitalares agudas e graves. O serviço é acionado pelo número 192, que funciona 24 horas e dá acesso a uma Central de Regulação, na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Serviço é acionado pelo número 192, que funciona 24 horas e dá acesso a uma Central de Regulação Foto: Arquivo/Secom

“Hoje possuímos todas as nossas 24 viaturas operantes, nenhuma em manutenção ou revisão. Desta maneira, a população fica bem assistida e todos os municípios ficam cobertos em relação ao atendimento de urgência e emergência”, destaca Pascoal.

Segundo informações do Samu, são realizadas uma média anual de 24 mil chamadas no 192. Deste total, 30% são ocorrências de urgência e emergência. As chamadas são acolhidas inicialmente por telefonistas treinadas e os casos são enviados para análise de médicos, que emitem o recurso necessário de acordo com o tipo de emergência.

As viaturas básicas são equipadas para, se necessário, iniciar reanimação cardiovascular no paciente e contam com um técnico e motorista. Já as ambulâncias de suporte avançado funcionam como uma UTI móvel e são dotadas de recursos para atendimento de pacientes mais graves, com uma equipe de médico, enfermeiro e condutor e todos os recursos disponíveis no tratamento médico intensivo.

Segundo o coordenador do Samu, cerca de 300 profissionais em todo o estado fazem parte do atendimento de emergência, entre médicos, motoristas, telefonistas e técnicos.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter