Planejamento

Com elevação das águas do rio Acre, Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco traçam medidas para cenário de alagação

Da última sexta-feira, 11, até esta segunda-feira, 14, o Rio Acre subiu cerca de três metros apenas na capital Rio Branco, registrando nesta manhã a marca de 12,59 metros de profundidade.

Assim, nesta manhã, o chefe da Casa Civil do Estado, José Ribamar Trindade, se reuniu com membros da Defesa Civil municipal e Corpo de Bombeiros para começarem a se organizar para um possível cenário de alagação na capital, onde a cota de emergência é de 13,50 metros de profundidade, enquanto a de transbordamento é de 14 metros.

Durante o encontro na Casa Civil, o grupo destacou que esta é a fase de preparação, colocando em prática o Plano de Contingência 2019 de Rio Branco e já se organizando para a construção de 50 a 100 boxes de abrigo para famílias no Parque de Exposição.

Régua que mede o nível das águas do rio Acre, nesta segunda-feira, 14; medição era de 12,59 m (Foto: Odair Leal/Secom)

“A Defesa Civil da prefeitura nos passou números e algumas medidas que precisam ser tomadas neste momento. E o Estado se propõe a ajudar naquilo que for possível e, dentro das nossas possibilidades, vamos começar a fazer o levantamento das necessidades e ver como podemos ajudar a prefeitura dando todo o apoio logístico para um serviço de prevenção e, caso ocorra uma alagação, estejamos preparados”, conta José Ribamar.

Segundo a Defesa Civil municipal, nos primeiros 13 dias de janeiro já choveu em Rio Branco quase 90% do esperado para todo o mês. Além disso, os meses de maior intensidade do inverno amazônico são fevereiro e março, ápice das chances de alagação.

A última grande alagação em Rio Branco foi registrada em 2015 como a maior da história, com uma enchente que atingiu quase um terço da capital e tendo como resultado mais de 10 mil pessoas desabrigadas.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronal Batista, reforça: “Temos a orientação do governador Gladson Cameli de elaborar de imediato um plano de contingência estadual que possa dar um apoio necessário para as prefeituras do estado do Acre. Tivemos a primeira reunião com Rio Branco e vamos seguir para os municípios do interior”.

Governo cede parque de exposições para Prefeitura de Rio Branco
Da esq. para dir. coronel George Santos, coordenador municipal da Defesa Civil, prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, a secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique e o chefe da Casa Civil, José Ribamar Trinadade, no abrigo do Parque de Exposições Marechal Castelo Branco (Foto: Odair Leal/Secom)

Atento a possibilidade de enchente do Rio Acre, o Governo do Estado já disponibilizou o parque de exposições para a prefeitura da capital. O local será utilizado para abrigar famílias, em caso de inundação.

Representando o governador Gladson Cameli, que cumpre agenda no interior do Acre, o chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade, acompanhado da secretária de Estado de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, e do comandante do Corpo de Bombeiros, Cel Carlos Batista, fez a entrega oficial do local, nesta segunda-feira, 14, para a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri.

“Esperamos que nenhuma família fique desabrigada, mas se isso acontecer, a prefeitura de Rio Branco pode contar com todo o apoio necessário por parte do Governo do Estado. Essa foi uma determinação do governador Gladson Cameli”, frisou Trindade.

O chefe da Casa Civil garantiu ainda o fornecimento de água, por meio do Depasa, e o policiamento 24 horas do local, em caso de enchente.

Um dos stands do Parque de Exposições está pronto para receber abrigos para moradores que forem atingidos por uma eventual inundação (Foto: Odair Leal/Secom)

De imediato, o parque de exposições passará por uma grande limpeza. Segundo Socorro Neri, a construção dos abrigos inicia nesta terça-feira, 15. A prefeita agradeceu a atenção e sensibilidade da gestão estadual em ceder o parque de exposições para a execução do plano de contingência seja feita o mais breve possível.

“Não podemos ser pegos de surpresa e hoje tivemos a garantia do Governo do Estado que vamos pode utilizar a estrutura do parque de exposições para montarmos os abrigos para um possível transbordamento do Rio Acre”, destacou Socorro Neri.