Com início das chuvas, Saúde planeja ações de combate à dengue no Juruá

O inverno amazônico chegou e no setor de Saúde, a época chuvosa traz uma preocupação: um pequeno mosquito que se aproveita do acúmulo de água para se reproduzir. O Aedes Aegypti é o responsável pela transmissão da dengue, da zika e da chikungunya.

Mesmo a responsabilidade do combate à doença sendo municipal, o Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), continua dando total apoio aos municípios com intuito de diminuir o número de casos de malária e dengue.

Durante toda a semana, técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre realizam assessoria na região do Juruá para discutir estratégias para o enfrentamento ao aedes aegypti, tendo em vista a chegada do período conhecido como inverno amazônico, caracterizado pelo aumento considerável de chuvas com acréscimo no número de casos de dengue.

Mesmo a responsabilidade do combate à doença sendo municipal, Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), continua dando total apoio aos municípios com intuito de diminuir o número de casos de malária e dengue Foto: Arquivo Secom

Para evitar possíveis surtos e epidemias, a Saúde também discute as ações de controle da malária nos municípios de Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul, que correspondem a 97% dos casos da doença no estado.

“A Sesacre, através do Departamento de Vigilância em Saúde, esteve durante toda a manhã desta terça-feira com a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul para discutir sobre dengue e malária e prestar apoio ao município. Hoje, Cruzeiro do Sul está avançando nas ações do Plano de Contingência de combate à dengue e controle da malária. Reforçamos que o sucesso dessas ações só é possível com a participação de todos, tanto do estado e dos municípios, como principalmente da população”, reforça Glória Nascimento, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.

As principais dicas para evitar que o mosquito transmissor da doença, aedes aegypti, se prolifere e contamine mais pessoas são:

  • Guardar as garrafas sempre viradas para baixo;
  • Encher de areia ou terra os pratinhos que possam armazenar água;
  • Jogar no lixo qualquer objeto que possa acumular água;
  • Manter bem tampados baldes, tonéis, piscinas e caixas d’água;
  • Guardar pneus ao abrigo da chuva e da água.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter