Combate às queimadas: Imac orienta 1,3 mil pessoas em capacitações

Ações do Plano Estadual de Capacitação em Prevenção, Combate e Alternativas ao Uso do Fogo atingirão 68 associações em cinco municípios acreanos

Em uma ação continuada do Governo do Estado , através do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), aproximadamente 1,3 mil pessoas serão capacitadas em prevenção as queimadas nos municípios de Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. As palestras tratam sobre licenciamento, legislação ambiental, prevenção e combate às queimadas, primeiros socorros e outros assuntos de interesse da população local.

Entre os dias 13 e 25 de julho duas equipes estarão percorrendo os municípios simultaneamente para a realização das palestras. Este esforço é parte do planejamento de redução dos efeitos negativos do uso do fogo durante a estiagem amazônica. Com intenção de reduzir a emissão de CO2 na atmosfera, assim como os impactos na natureza e na saúde da população.

As ações nos vales do Envira e do Juruá contam com a parceria da Secretaria de Assistência à Produção Familiar (Seaprof) e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, e o apoio do Ministério Público Estadual e do Corpo de Bombeiros Militares.

Durante as 15 capacitações programadas serão entregues em torno de 70 kits para combate a incêndios florestais, compostos de 2 bombas costais rígidas, 6 abafadores, 1 pá de bico, 10 óculos e 10 máscaras de proteção e 1 kit de primeiros socorros. Todo material fica sob responsabilidade das associações contempladas.

Segundo Cleísa Cartaxo, ações desse tipo formam parceiros no combate aos incêndios através da difusão da informação, entre elas, as alternativas que dispensam o uso do fogo e, consequentemente, ajudam a manter em declínio o índice de focos de calor no Estado.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest