Começa a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Acre

Programação segue até o dia 28 de outubro com foco na criatividade, atitude e inovação para o desenvolvimento científico

semana_nacional_ciencia_tecnologia_foto_angela_peres_04.jpg

Secretário de Ciência, Desenvolvimento e Tecnologia do Acre, César Dotto, na abertura da Semana (Foto: Angela Peres/Secom)

Começou na manhã desta segunda-feira, 18, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Teatrão, organizada pela Fundação de Tecnologia (Funtac) do Governo do Estado. Realizada desde 2004, neste ano o evento vai até o dia 24 de outubro, com uma extensa programação, espalhada por vários pontos de Rio Branco.

Em 2010 o tema da Semana é "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável", uma forma de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, para valorizarem a criatividade, a atitude científica e a inovação. "Estamos tratando a ciência e a sustentabilidade, que é o grande tema do momento, o crescimento econômico com proteção do meio ambiente", explica o Secretário de Ciência, Desenvolvimento e Tecnologia, César Dotto.

pdf Acesse aqui a programação completa.  

Extensa programação

A Semana Nacional de Tecnologia vai contar com uma extensa programação que envolverá não só conhecimento relacionado à ciência e à tecnologia, mas também educação e arte. Na abertura das atividades, o ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Diretor do Museu da Amazônia (MUSA), Ênnio Candotti, ministrou a palestra A Cidade e a Floresta. "A ciência está para construir um mundo melhor, mas se ela não entende aqueles que vivem há muito tempo na natureza e estabeleceram com uma relação de convivência, não iremos caminhar para um futuro melhor", comenta o Dr. Candotti.

semana_nacional_ciencia_tecnologia_foto_angela_peres_01.jpg

Tema da Semana é "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável", uma forma de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, para valorizarem a criatividade, a atitude científica e a inovação (Foto: Angela Peres/Secom)

Também fazem parte da programação palestras relacionadas ao tema da saúde, Exposição de Física e Química, exposição de paineis com as tecnologias da Embrapa Acre – Projeto Bisaco, exposição de fotografias – Biodiversidade Acreana, oficinas temáticas desde informática até artesanato e exibições de filmes e documentários.

Cultura e educação

semana_nacional_ciencia_tecnologia_foto_angela_peres_08.jpg

Concurso de desenho faz parte da programação cultural da Semana de Ciência (Foto: Angela Peres/Secom)

A abertura também recebeu uma exposição de desenhos e fotografia, realizada por meio de um concurso na rede pública de ensino. Os vencedores do concurso também foram premiados durante a cerimônia de abertura, sendo eles Alaf Tiago do Nascimento, estudante do colégio Rodrigues Leite, na categoria fotografia, e Natália dos Anjos Mendes, do Colégio Acreano, na categoria desenho.

A semana também conta uma programação artística cultural. A abertura teve uma apresentação musical dos alunos da Usina de Arte, com a participação especial do flautista Victor Somma. Também haverá um show de encerramento, dia 22, na Concha Acústica, com Música Popular Brasileira. No ano passado, a Semana de Ciência e Tecnologia reuniu 3 mil pessoas. Para 2010, a meta é superar esse número.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Acre é uma realização do Governo do Estado do Acre, organizada pela Funtac e outras instituições do Estado como Instituto Dom Moacyr, Sema, Imac, Secretaria de Educação e Usina de Arte, e conta com a parceria da Embrapa, Ufac e Prefeitura de Rio Branco (Semeia).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter