Começa Operação Linha Fria

Objetivo é fiscalizar, coibir e combater queimadas durante o feriado prolongado, período em que mais se queima na região

operacao-linha-fria-0400908_2.jpg

Carros e equipamentos estão a disposição das equipes treinadas para trabalhar nos casos (Foto: Angela Peres / Secom)

Foi lançada na manhã desta quinta-feira, 3, a Operação Linha Fria, uma parceria entre Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Exército, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac). O objetivo é fiscalizar, coibir e combater queimadas durante o feriado prolongado, período em que mais se queima na região.

“Queremos evitar a situação ocorrida em 2005 e o governador do Estado, Binho Marques, determinou que os órgãos ambientais se unissem para elaborar um planejamento estratégico. Mais de seis mil pessoas foram capacitadas em todo o estado para prevenir e combater o fogo e hoje temos mais estrutura, mais pessoas e mais equipamento para trabalhar”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Henrique Albuquerque.

Na operação, que inicia hoje e vai até o dia 8, vinte carros estarão a disposição com equipes prontas a dar respostas aos incêndios. A Linha Fria atende a todas as regionais acreanas: Alto Acre, Baixo Acre, Tarauacá-Envira, Purus e Juruá. Os equipamentos e os veículos destinados a dar suporte à operação foram enviados hoje para os municípios e serão recebidos pelo exército e pelos produtores rurais que foram capacitados para o combate ao fogo.

Segundo a presidente do Imac, Cleísa Cartaxo, a operação acontece há quatro anos. “Precisamos intensificar o combate ao fogo e as ações de fiscalização neste período do feriadão, que a época em que mais se queima. Além do controle e do combate ao fogo  faremos também a orientação e autuação”, disse.