Começa I Seminário Estadual da Primeira Infância no Acre

Para debater sobre a primeira infância em âmbito municipal e estadual teve início na última terça-feira, 13, o I Seminário Estadual da Primeira Infância no Acre, diversos profissionais das áreas de saúde, assistência social, representantes da sociedade civil e governantes participaram da abertura do evento que visa a promoção do pleno desenvolvimento infantil por meio de vínculos sadios.

Participaram da abertura, a primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, o secretário de saúde de Rio Branco, Otoniel Almeida, representantes do Ministério da Saúde (MS), Ministério do Desenvolvimento Social, entre outras autoridades e entidades.

A representante do Ministério da Saúde e da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Cláudia Puerari, vem ao Acre pela primeira vez como coordenadora acompanhar o programa.

“Esse seminário dá luz e visibilidade as ações de primeira infância de que as crianças tanto necessitam de um olhar e um cuidado especial para o seu desenvolvimento, para a formação de vínculos familiares, para a proteção e cuidados”, destaca Cláudia.

Com o objetivo de apresentar as experiências exitosas na implantação do PIA nos municípios contemplados pelo programa, houve apresentação de temas inovadores relacionados à primeira infância e apresentação do produto final das ações realizadas por meio das instituições parceiras assim como o lançamento do programa Cuidar Mais Criança pela Prefeitura de Rio Branco.

“Nós estamos conseguindo consolidar uma proposta de fortalecimento da atenção à saúde para as crianças de 0 a 6 anos, é uma oportunidade para analisar as ações e poder fazer projeções futuras além de garantir que essas crianças tenham acompanhamento integral tanto da saúde quanto da assistência e educação”, destaca o secretário de saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida.

Marlúcia Cândida agradeceu os apoiares e os prefeitos pela execução do PIA (foto: Júnior Aguiar)

PIA

O PIA visa promover o desenvolvimento integral na primeira infância por intermédio da qualificação de serviços para as áreas de saúde, educação e assistência social, e do acompanhamento domiciliar as gestantes as crianças com até 6 anos de idade e sua família considerando seus diversos contextos pontuais, a linguagem, as tradições, a culinária a religião, costumes o modelo de organização familiar dentre outras características.

A implantação do programa foi em junho de 2016 e em 27 de dezembro de 2017 conforme a lei estadual n°3.367 de 2017, foi instituído como política pública estadual voltada para a primeira infância e tornou-se possível graças a uma rede de apoio de, entidades e autoridades, profissionais de saúde, educação, assistência social, que decidiram investir e acreditar nas melhorias que um projeto sobre primeira infância poderia trazer para o estado.

Apoiadores

Duas importantes contribuições vieram da United Way Brasil e Fundação Bernard Van Leer, que aplicaram recursos financeiros para o desenvolvimento do programa e que além de acompanhar as ações realizadas, vieram participar e comprovar o êxito do PIA no estado do Acre.

“A fundação Bernard apoia a primeira infância, essa é a nossa missão, e a gente procura lideranças que entendam o papel da primeira infância para realmente enfrentar a inequidade e encontramos isso aqui no Acre, com a prefeita, com a Nazaré, e foi por isso que investimos aqui, esperamos que isso continue porque não pode ser uma política de governo mas precisa ser uma política de estado”, explica Fernanda Vidigal, Coordenadora de projetos na Fundação Bernard Van Leer.

Outro apoiador é o MS que tem a oferta da política nacional de atenção integral a saúde da criança e um dos eixos dessa política diz respeito a vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil, com priorização do desenvolvimento da primeira infância, presta apoio técnico, político e financeiro para que o estado possa desenvolver suas ações.

“Fiquei bastante satisfeita com os resultados que vi e mais ainda por saber que o que começou como um projeto vai continuar como um programa de governo enquanto programa dos municípios”, acrescenta a representante do MS Cláudia Puerari.

A primeira dama do estado, Marlúcia Cândida, exaltou as parcerias fazem o programa ser possível.

“Importante neste momento agradecer aos investidores do Programa Primeira Infância Acreana (Fundação Bernard van Leer e United Way Brasil), bem como os apoiadores (Ministério da Saúde, UFAC, Ministério do Desenvolvimento Social e outros), por terem abraçado a causa do Acre. Também faço um pedido especial aos prefeitos para que o Estatuto da Criança e do Adolescente seja priorizado em suas gestões”, destacou.

O seminário que está sendo realizado no salão do Palácio do Comércio de Rio Branco (7°andar), localizado na Av. Ceará, 3221 – Abrahão Alab, encerra nesta quarta-feira, 14.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter