Comitês de Desarmamentos do Acre serão reativados pela Secretaria de Segurança

Anúncio foi feito durante encontro da Secretária de Segurança, Márcia Regina, com representantes da Polícia Federal e ONG Desarma Brasil

segurana_dra_marcia_foto_sergio_vale.jpg

Secretária de Segurança Pública, Márcia Regina, com representantes da ONG Desarma Brasil (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Os Comitês de Desarmamento do Acre serão revitalizados pela secretaria de Seguranças Pública, em parceria com a Polícia Federal, Organização Não Governamental Rede Desarma Brasil e sociedade civil organizada. O anúncio foi feito pela secretária de Segurança Pública, Márcia Regina, que recebeu os membros da ONG em seu gabinete nesta quarta-feira. Ela acredita que os indicadores de crimes contra a vida e o patrimônio serão impactados com a retirada de armas de circulação.  

A Secretária explica que este momento é apropriado para a reinstalação dos comitês, já que a Polícia Federal retomou em todo o Brasil, a campanha de desarmamento. Quem tem arma tem a opção de entregar a mesma e receber entre R$ 100 e R$ 300.  O portador pode ainda cadastrar a arma para tê-la exclusivamente em casa. O cadastramento e a entrega voluntária podem ser feitos até o dia 31 de dezembro deste ano e o portador não precisa detalhar a origem da arma de fogo.

Márcia Regina diz que é fundamental a sociedade tomar consciência da importância da campanha e entregar as armas. "O essencial seria que todos entregassem as armas, mas como não é possível, o cadastramento é bem importante, porque as polícias vão saber que tal cidadão, em tal residência tem uma arma de fogo", esclarece. Nos próximos dias serão divulgados os locais dos Comitês de Desarmamento.

O presidente da Rede Desarma Brasil, Everardo de Aguiar, diz que mais de 500 mil armas foram cadastradas e devolvidas em todo o Brasil, a partir da campanha nacional de desarmamento, criada em 2005 pelo governo federal. O objetivo é chegar a um milhão de armas devolvidas.  "Quem entrega as armas está dizendo que quer uma  sociedade do diálogo e paz.  Quem não quer entregar, pode ter uma arma sim legalizada em casa, mas pode ter também situações de perigo futuramente".

Policiamento intensificado

Além da reinstalação dos comitês estaduais de desarmamento, a secretaria de segurança reforça o policiamento em todo o estado. Segundo a secretária Márcia Regina, as polícias militar e civil estão mais presentes nas ruas e as blitz de desarmamento são realizadas quase que diariamente. Isso sem falar no policiamento ostensivo os bairros.  "Estamos atentos não só às armas de fogo, mas também as armas brancas, como as facas e os punhais. Na região da Baixada do Sol, realizamos agora uma grande busca por armas brancas e tiramos várias de circulação", esclarece a secretária.