Jogos Escolares

Competições de Futsal dos Jogos Escolares de Rio Branco chegam à reta final

Emoção toma conta da fase final da modalidade de futsal dos Jogos Escolares de Rio Branco. As quartas de final da categoria sub-17 feminina ocorreram na última semana. A semifinal está marcada para a próxima quarta, 19, no ginásio Álvaro Dantas, entre as equipes do Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB) e Boa União; Clícia Gadelha e Colégio Acreano.

Jogo de quartas de final entre as escolas Jovens Boa União e Leôncio de Carvalho Foto: Mardilson Gomes

“É muita felicidade ir para a semifinal. Espero que a gente ganhe. Eu sempre tive essa paixão pelo futsal e é meu sonho lá na frente jogar profissionalmente e ter mais oportunidades. O nosso time é unido, somos apenas 5 meninas, não temos jogadoras reservas e com esforço, união e os conselhos da professora, a gente vai conseguir”, comemorou a estudante Yasmim Paiva da escola Jovens Boa União.

As quartas do masculino sub-17 ocorrerão nesta segunda, 17, também no Álvaro Dantas e é aguardada com expectativa pelos estudantes, entre eles, Gabriel Vale da escola Áurea Pires, uma das equipes competidoras da fase.

“Nós esperamos ganhar, nós temos muitos obstáculos ainda, mas o nosso time é bom e estamos dando o nosso máximo”, conta e esportista que participa pela segunda vez dos Jogos Escolares.

Equipe masculina da escola Áurea Pires se classifica para as quartas de final Foto: Mardilson Gomes

Já as equipes finalistas da categoria sub-14 estão definidas. Pedro Martinello e Colégio Militar Tiradentes se classificaram no masculino, e Serafim Salgado e Colégio Militar Dom Pedro II, no feminino. A grande final de todas as categorias está marcada para o dia 22 de junho.

De acordo com o coordenador dos jogos de futsal, Marcelo Fontineli, quase 100 escolas participaram da modalidade este ano, sendo 66 equipes masculinas e 32 femininas. “Foram 153 jogos nesta primeira fase, 867 gols, uma média de 8.8 por  equipe e 5.6 por partida”, informou o coordenador.

Segundo o diretor de Esportes, Júnior Santiago, essa edição dos Jogos Escolares municipais bateu recorde de inscrições.

Modalidade bateu recorde de inscrição Foto: Mardilson Gomes

“Depois de um trabalho longo, graças a Deus a gente está conseguindo finalizar essa fase municipal. A gente bateu recorde de inscrição na modalidade futsal. Em todas as modalidades, são 7.500 atletas envolvidos em todo o estado, com 4.182 só em Rio Branco, além dos 174 profissionais de Educação Física envolvidos aqui na capital.”

Para as equipes que não conseguiram se classificar para as finais, a estudante Ingrid Alves do terceiro ano da escola Leôncio de Carvalho tem um recado. “Mesmo a gente perdendo, a gente tem que perder com humildade e nunca desistir porque não tem só esse ano para o time jogar, mesmo eu saindo da escola esse ano, ainda ficam as outras meninas que devem continuar com mais foco”.