Comunidades das ZAP`s recebem serviços para garantia da segurança alimentar

Unidades de Gestão Ambiental e mais nove municípios participam do programa

segurana_alimentar.jpg

Nove municípios do Estado e UGAIs Acuráua e Liberdade, são o alvo inicial do programa (Foto: Assessoria/Seaprof)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), desenvolve em nove municípios acreanos e nas Unidades de Gestão Ambiental Integradas (UGAIs), dos rios Acuráua e Liberdade, localizados nas Zonas de Atendimento Prioritário (ZAPs), um Programa de Segurança Alimentar. Faz parte das metas do programa apoiar a Implantação de Hortas Domésticas e melhorar o Plantel de Galinha Caipira nas comunidades de difícil acesso e baixo IDH, visando garantir uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente às famílias de produtores familiares. 

O curso de horticultura é composto de palestras, aulas práticas e doações de sementes aos participantes para introdução de hortas domésticas em suas comunidades. Na UGAI Liberdade já foram construídas quatro casas de vegetação, e em toda a área de abrangência da capacitação, somente neste ano, já foram atendidas 650 famílias. Apenas no município do Jordão, nove comunidades e seis entidades já foram beneficiadas com sementes.

A entrega de pintos para as famílias dos produtores é uma das principais atividades do Programa de Segurança Alimentar na região. Um total de 20 aves são entregues por família. As aves chegam de avião ao município de Santa Rosa do Purus e são enviados até as comunidades via fluvial. Os produtores, já capacitados e dispondo de um galinheiro, recebem esses animais para o começo de suas criações.

Os municípios de Assis Brasil, Santa Rosa, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Manuel Urbano, Jordão, Feijó, Tarauacá e Rodrigues Alves, assim como as UGAIs Acuráua e Liberdade, são o alvo inicial do programa, mas a expectativa é de que os serviços sejam ampliados nos próximos anos. O trabalho é realizado em parceria com Secretaria de Agricultura e Pecuária (SEAP), central de incubação, com fornecimento de pintos da raça tropical. Conta também com apoio das prefeituras de Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus, Jordão e Porto Walter, com transporte de ração e logística.

A meta para 2010, segundo o chefe da Divisão de Sistema de Produção da Seaprof, Altemar Pereira de Lima, é que as famílias tenham compreendido a propriedade no seu processo de gestão, produção e desenvolvimento, subordinado ao efetivo comprometimento dos extensionistas com as dinâmicas sociais locais, com os objetivos individuais e coletivos que venham a ser estabelecidos, otimizando os recursos existentes, servindo de multiplicadores para que haja um desenvolvimento rural sustentável na propriedade, na comunidade, no município, e no Estado.