Concurso de bandas e fanfarras

Maestro qualifica regentes e eleva nível das corporações

fanfarras_090708.jpg

O Governo do Acre investe intensamente para ampliar e elevar o nível das bandas e fanfarras do Acre. Somente este ano, estão sendo aplicados R$350 mil nos grupos de todos os municípios e promovidos cursos de capacitação para regentes e músicos. O maestro Mário Brasil, do Centro Cultural Tucumã, já ministrou dois cursos com duranção de uma semana para aperfeiçoar o gestual dos regentes.

Mário Brasil tem planos arrojados: a partir da criação da Escola Estadual de Música, que está nos planos do Centro Cultural Tucumã, a proposta é ampliar o ensino de música aos integrantes de fanfarras de modo que em algum tempo esses grupos se elevem ao nível de bandas marciais.  "Vamos fazer um processo de musicalização dos participantes", explicou Mário Brasil, que tem no currículo um vasto trabalho na área de composição, como a Ópera Aquiri: a Força de Um Povo, regida pela primeira vez em 2004 após meses de intensos trabalhos.

Uma parte do resultado desses cursos poderá ser vista neste sábado, 12 de julho, durante a fase final do 8º Campeonato de Bandas e Fanfarras do Acre, que será realizado a partir das 8h no estacionamento da Arena da Floresta. As categorias técnicas serão avaliadas como fanfarra com 1 válvula, banda de percussão, banda marcial, banda musical de marcha. As categorias estão divididas por faixa etária:  infantil; infanto-juvenil; juvenil e sênior.

O campeonato é  promovido pela Secretaria de Estado de Educação em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte, Turismo e Lazer (Setul) e a Associação das Bandas e Fanfarras do Acre (Abanfacre). Sete municípios irão participar. Os grupos  do interior começam a chegar a partir desta quinta-feira, 10, a Rio Branco. O objetivo do concurso  é promover o desenvolvimento e o intercâmbio da arte musical nas escolas do estado, oferecendo uma alternativa de trabalho para o futuro, a educação cívica, espírito de cooperação, autodisciplina e a integração das bandas e Fanfarras.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter