Conheça métodos de prevenção contra o rotavírus

Viroses aumentam em períodos específicos do ano e podes ser prevenidas com cuidados básicos de saúde

Com a chegada do calor, proliferam-se vírus que agem nesse tipo de clima, principalmente o rotavírus, considerado em todo o mundo o principal causador da diarréia em crianças menores de cinco anos. A principal complicação da diarréia aguda é a desidratação grave, mas a virose pode tambem vir seguida de vômito, febre e dor abdominal.

Entretanto, os casos mais graves ocorrem em crianças até dois anos, por isso devem ser tomados alguns cuidados que ajudam a protegê-las do vírus. São hábitos simples, como lavar bem as mãos, tomar água filtrada ou fervida e cozinhar bem os alimentos,  entre outros cuidados. Nos postos de saúde é distribuido hipoclorito (substância usada para tratar a água) de graça. Mas não é recomendado o uso de antibióticos e antidiarréicos.

Quando se manifestarem os primeiro sintomas, a melhor forma de se proteger é ingerir bastante líquido e procurar uma unidade de saúde para acompanhamento médico. Para complementar a hidratação, que é comprometida durante a diarréia, pode ser feito o soro caseiro ou adquiri-lo gratuitamente na rede pública de saúde. 

De acordo com a enfermeira técnica de saúde da criança e do adolescente Iana Sarah Sarquis, o número de casos cresceu, mas ainda é baixo se comparado com o mesmo período do ano passado. Ela esclarece ainda que a prefeitura aumentou as ações de prevenção sobre a virose para ajudar a população a entender o problema. "As pessoas devem evitar procurar o pronto-socorro para este tipo de problema, que na maioria das vezes pode ser resolvido nas unidades de saúde. Se o caso for extremo, a pessoa será encaminhada para lá", ressaltou a enfermeira. Iana esclarece ainda que nem toda diarréia é infecção por rotavírus.

De acordo com o médico Romeu Delilo Júnior, gerente de Assistência à Saúde do Huerb, nesta época do ano existe um aumento de atendimentos no PS devido à falta de chuvas e à seca, que geram o aumento do número de infecções.

Receita do soro caseiro:

  • Em 1 copo (massa de tomate) de água filtrada e fervida, acrescente:

  • 1 colher (sopa) rasa de açúcar e 1 colher (chá) rasa de sal
    Prove depois, pois o soro não pode ficar nem muito doce nem muito salgado
    Depois é só mexer e está pronto para beber
    Tomar em intervalos de tempo pequenos e em pequenas quantidades

Vacinação contra rotavírus:

1ª dose deve ser ministrada com mínimo de um mês e 15 dias e máximo três meses e sete dias
2ª dose deve ser ministrada com mínimo de três meses e sete dias e máximo de cinco meses e 15 dias

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter