Conselheiros da saúde são capacitados

Formação enfatiza políticas do Sistema Único de Saúde

saude_conselheiro.jpg

Conselheiros debatem Sistema Único de Saúde. (Foto: Angela Peres/Secom)

Os membros do Conselho Estadual de Saúde (CES) eleitos no último pleito iniciaram o processo de formação nesta semana. Durante dois dias titulares e suplentes do Conselho participaram do curso de capacitação com a proposta de ampliar os conhecimentos acerca do controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).

Osvaldo Leal, presidente do Conselho e secretário de saúde, destacou a importância da participação da sociedade no Conselho. Segundo ele o Sistema Único de Saúde tem como princípio a universalidade do atendimento. “A participação da população na elaboração das políticas públicas traz o anseio de quem utiliza os serviços”, disse o presidente do Conselho.

O Conselho Estadual de Saúde tem a meta de propor, formular, acompanhar e fiscalizar as políticas de governo para a área, além de orientar os 22 conselhos municipais de saúde a adotar as mesmas medidas de controle e acompanhamento. De acordo com a gerente executiva do CES, Zilmar Cândido, a cada dois meses o Governo do Estado envia ao Conselho um relatório contendo todos os dados da gestão. “A descentralização da saúde permite que cada vez mais a população participe das decisões”.

Para a representante do Conselho Nacional de Saúde, Eufrásia Cidoin, a partir da formação os profissionais passam a ter ciência de suas responsabilidades e demandas. Ela enfatiza ainda que uma das atribuições do Conselho é atuar como controladores das prioridades que ficam definidas nas Conferências Estaduais de Saúde.