Japiim Pentecoste

Conselho da Unidade de Conservação Japiim Pentecoste é reativado em Mâncio Lima

Dez instituições públicas e da sociedade civil organizada participaram da reunião de reativação do conselho gestor da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Japiim Pentecoste, nesta quarta-feira, 3, na Câmara de Vereadores de Mâncio Lima. No próximo sábado, 6 de julho, a Unidade de Conservação (UC) administrada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) completará 10 anos de existência.

A reunião foi conduzida pela chefe da Divisão de Áreas Naturais Protegidas e Biodiversidade (DapBio) da Sema, Flávia Dinah, e pela técnica do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Iracema Moll. Ela lamentou que até anos recentes a ARIE Japiim Pentecoste esteve esquecida, mas celebra o momento atual de reativação do conselho.

“No encontro já encaminhamos os próximos passos de atuação da gestão e do Conselho para o próximo semestre. É um ponta pé inicial para o efetivo trabalho de gestão em favor dessa UC”, comentou a chefe da Divisão.

Novos conselheiros vão colaborar com a gestão da unidade de conservação Japiim Pentecoste Foto: cedida

Entre as prioridades, de acordo com Flávia Dinah, estão a sinalização da UC, visita de campo dos conselheiros à Arie, posse aos novos conselheiros, fiscalização e ações de educação ambiental, principalmente nas escolas.

Para Genildo Lima, representante da Secretaria de Meio Ambiente (Semeia) do município de Mâncio Lima, a reativação do conselho é fundamental para dar continuidade às ações. “Já fui gestor dessa Arie e estou esperançoso com essa reativação. A Arie pede um olhar diferente, pois é uma conquista da sociedade local que lutou pela criação da Unidade de Conservação”, argumentou.